Draken treinará militares da Armada Espanhola em Guerra Eletrônica. A Marinha Espanhola contratou a empresa americana Draken International para treinar seus especialistas em missões aéreas de Guerra Eletrônica (EW). Com duração de três anos, o contrato foi assinado através da Agência de Aquisição e Suporte da OTAN (NSPA).
A Drake utilizará seus jatos altamente modificados Dassault Falcon 20 para fornecer suporte de aviação para Guerra Eletrônica. Os militares da Marinha Espanhola serão capacitados para atuar em missões EW.
“A formalização deste contrato é o culminar exitoso de uma longa e complexa negociação envolvendo aspectos técnicos, contratuais e jurídicos; o que permitiu uma abordagem mais responsiva e eficiente para atender aos requisitos do cliente para apoiar exercícios navais. No futuro, a Seção de Apoio Naval espera expandir a base de clientes entre os membros do NLSP e explorar sinergias no assunto com o SHAPE e outras agências da OTAN”, disse Angel Pastor, Oficial de Projetos Navais da NSPA.
A Draken International é uma das empresas mais prósperas do crescente mercado de suporte e treinamento aéreo adversário (Red Air ou Aggressor), oferecendo suporte nas áreas de Joint Terminal Attack Controller (JTAC), Close Air Support (CAS), treinamento de voo, simulação de ameaças, suporte de Guerra Eletrônica, Reabastecimento em Voo, pesquisa e serviços de teste e avaliações, entre outros serviços especializados.
A empresa possui uma eclética frota com 12 Atlas Cheetah C/D; 09 Aermacchi MB339CB; 05 Aero L-39 Albratros; 24 Aero L-159E ALCA; 13 Douglas A/TA-4K/N Skyhawks; 22 Dassault Mirage F1M/B; 37 Mikoyan MiG-21MF/BIS/UM; 15 Dassault Falcon 20; e um Diamond DA42.
@FFO