FAB realizou cerimônia alusiva ao Dia do Veterano no Rio de Janeiro. Foi realizada na segunda-feira (17/07), a cerimônia alusiva ao Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento ocorreu na Base de Recepção de Veteranos (BREVET), no lendário Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pela Diretora da Base de Recepção de Veteranos, Coronel Intendente Elaine Plaza Montenegro.
A Ordem do Dia foi lida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. “Hoje, comemoramos mais uma vez o fato de que aquela esperança tornou-se realidade, forjada com sangue e lágrimas de homens que ofereceram suas vidas em prol da paz. Lembramos, com especial gratidão, dos feitos heróicos dos Veteranos que compuseram o 1º Grupo de Aviação de Caça, audazes combatentes da Segunda Guerra Mundial”, destacou o Oficial-General.
O evento contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; de Oficiais-Generais da Aeronáutica, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito de Organizações Militares; e de Graduados-Master das Guarnições de Aeronáutica do Rio De Janeiro, entre outros civis e militares.
“É com satisfação que externo a nossa honra por estarmos participando das comemorações relativas ao Dia do Veterano. É motivo de júbilo ver que a nossa Força Aérea reconhece publicamente o trabalho que os veteranos desenvolveram. As ações desenvolvidas no passado contribuíram para que as aspirações de hoje fossem realizadas”, opinou o Comandante da Tropa de Veteranos, Brigadeiro do Ar Clovis de Athayde Bohrer.
“Dia 16 de julho marca a chegada, em 1945, do Grupo de Caça vindo da Itália para o Rio de Janeiro, que foi acompanhada pela população carioca na Avenida Presidente Vargas até este local, onde está o Campo dos Afonsos, que é o berço da aviação militar no Brasil”, sublinhou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.
A solenidade também foi marcada por imposição da Medalha Militar de Tempo de Serviço. Quinze militares receberam a medalha de ouro, com passador de ouro, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 30 anos. Também houve uma homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, e a entrega de lembrança aos homenageados.
Ainda, foi entregue a Menção Honrosa Águias de Prata, conferida a militares veteranos ou civis aposentados do Comando da Aeronáutica (COMAER) que demonstraram extraordinário apoio ao Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica, com o propósito de entregar melhores resultados administrativos e/ou soluções inovadoras, proporcionando um melhor acolhimento aos usuários do Sistema.
Dia do Veterano da FAB
O Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira é comemorado no dia 16 de julho. A data é emblemática para a FAB pois, em 1945, este dia marcou o retorno daqueles que lutaram nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
Além dos heróis de guerra, a data é uma homenagem a todos os homens e mulheres que serviram à Força Aérea Brasileira. O objetivo é reconhecer aqueles que vestiram o azul aeronáutico com honra e dedicação, de modo a valorizar os profissionais que labutaram em prol do engrandecimento da FAB ao longo de toda a sua história.
O termo “Veterano” é comumente utilizado para designar alguém experiente, e, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que se tornaram princípios que norteiam a Instituição.
Fonte: FAB
@FFO