1º GTT realiza treinamento de Combate a Incêndio em Voo com o KC-390. O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza entre os dias 15/07 e 23/07, na Base Aérea de Campo Grande (MS), o treinamento de Combate a Incêndio em Voo com KC-390.
O treinamento é um passo importante para a capacitação das tripulações de KC-390 do 1° GTT e para as equipes de solo, com a utilização do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios MAFFS II (Modular Airborne Fire Fighting System II). Os voos são conduzidos em zona de lançamento plana, lateral e em descida, simulando emprego nos mais diversos relevos, a uma altura aproximada de 150 pés (46 metros) de altura.
O Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, afirma que o objetivo do treinamento é incorporar mais uma capacidade da aeronave. “Capaz de realizar os procedimentos específicos da Ação de Força Aérea referente ao Combate a Incêndio em Voo, essa é uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, o que exige muito da tripulação”, explica.
O sistema MAFFS II é composto de um tubo instalado na porta traseira esquerda do KC-390, através do qual pode descarregar até 3.000 galões (aproximadamente 11.300 litros) de água e líquido retardante em áreas de incêndios. A segunda versão do MAFFS permite que o KC-390 se mantenha pressurizado, sem comprometer sua performance, sendo mais eficiente que o sistema de primeira geração (MAFFS I) utilizado nos C-130M Hércules. Além disso, o reservatório de água em solo, onde o KC-390 é reabastecido, tem capacidade para 22 mil litros de água.
O MAFFS II pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga do KC-390 a partir de seu próprio trailer, utilizando apenas a energia elétrica da aeronave para seu funcionamento.
A FAB tem utilizado muito o sistema MAFFS ao longo dos anos, especialmente a versão I nas aeronaves C-130M Hércules, que tem se mostrado uma das mais simples, completas e funcionais ferramentas para combate a incêndios.
Fonte: FAB
@FFO