Japão opera com helicóptero MCH-101 a bordo da fragata Mogami. A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF — Japan Maritime Self-Defense Force) realizou testes de pouso no convés do helicóptero Leonardo MCH-101 de contramedidas aerotransportadas (AMCM — Airborne Mine Countermeasures) em uma de suas fragatas de mísseis guiados da classe Mogami, o JS Noshiro.
O primeiro pouso foi realizado dia 13 de julho, por pilotos do Fleet Air Squadron 51, responsáveis pelo ensaio. Os testes envolveram o MCH-101 JMSDF 8653 (c/n KHI05) do 111 Kokutai e a terceira fragata da classe Mogami do JMSDF, a FFM-3 JS Noshiro.
Os testes operacionais envolveram a chegada e a partida do helicóptero MCH-101, conforme o comunicado publicado pelo Fleet Air Squadron 51. “Ao cooperar com outras unidades da JMSDF, o Fleet Air Wing está trabalhando para melhorar as capacidades defensivas do serviço e atender as expectativas do nosso povo”.
O Fleet Air Squadron 51 é uma unidade formação de pesquisa e desenvolvimento focada na condução de testes para o Fleet Air Wing. Além dos testes, a unidade também treina aviadores para serem pilotos de ensaio no uso de novas plataformas e equipamentos. O caso do MCH-101 eles estão homologando o mesmo para a operação nas Fragatas stealth Mogami, que hoje só operam com aeronaves Sikorsky SH-60K/L. Os testes visam qualificar o uso das Fragatas Stealth com os helicópteros AMCM.
Baseado na plataforma civil Leonardo AW101, o helicóptero trimotor caça-minas MCH-101 AMCM é equipado com sistemas de contramedidas desenvolvidos localmente pela Kawasaki Heavy Industries (KHI). O caça-minas MCH-101 é equipado com sistema telescópico Northrop Grumman AN/AQS-24A de alta velocidade, que também equipa a versão Sikorsky CH-53E Super Stallion da Marinha dos Estados Unidos.
O sistema usa varreduras de varredura de sonar lateral de alta resolução para detectar, localizar e classificar minas de fundo e minas ancoradas. O sonar é implantado através da rampa traseira do helicóptero, que opera voando a velocidades de até 18 nós (34 km/h).
Atualmente a Força de Autodefesa Marítima do Japão possui 10 helicópteros MCH-101 (matriculados de 8651 a 8660), baseados na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais MCAS de Iwakuni. Um 11º MCH-101 foi encomendado em 2022 a HKI, e será matriculado 8661. Eles são operados pelo Mine Esquadrão de Helicópteros de Contramedidas 111 (111 Kokutai), subordinados à 31st Fleet Air Wing (31 Kokugun).
@CAS