Nova Zelândia recebeu último Boeing P-8A Poseidon. A Boeing Defense entregou o quarto – e último – P-8A Poseidon para a Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF). A aeronave deixou Seattle, nos Estados Unidos, na quinta-feira (13/07) com destino à Wellington, na Nova Zelândia.
A aeronave, matrícula NZ4804 (c/n 67020), iniciou o voo de translado no Aeroporto Boeing Field (BFI/KBFI), em Seattle, com destino à Honolulu (HNL/PHNL), primeira etapa da longa viagem. No dia seguinte ele prosseguiu para Nadi, nas Ilhas Fiji (NAN/NFFN), de onde partiu em 17/07 para o último trecho até a sede do Esquadrão 5 (5 Sq), na Base Aérea de Ohakea (NZOH), em Wellington.
Os quatro novos P-8A Poseidon substituíram a envelhecida frota de seis quadrimotores de patrulha marítima Lockheed Martin P-3K2 Orions, utilizados por quase 60 anos pela RNZAF (saiba mais). Para isso, o governo neozelandês lançou o projeto “Future Air Surveillance Capability”, onde foram considerados além do vencedor Boeing P-8A, o Airbus C295 MPA, o Embraer E2 MPA e o Kawasaki P-1 MPA.
Especialistas sugerem que a escolha da Nova Zelândia pelo P-8A teve forte influência da sua vizinha Austrália, que possui uma grande frota de Poseidons, o que poderá facilitar na logística de suporte e manutenção da frota da RNZAF, além de reduzir os custos operacionais. Os novos Boeing P-8A Poseidon do Esquadrão 5 da Nova Zelândia são:
@FFO