Saab no RIAT 2023. A Saab divulgou em suas redes sociais imagens de sua participação no Airshow – Royal International Air Tattoo (RIAT 2023), um dos maiores eventos aeronáuticos do mundo, que tradicionalmente realizado no mês de julho na RAF Fairford, Reino Unido.
O fabricante sueco levou a Farifrod este ano uma aeronave de AEW&C Globaleye (SE-RMS). O Saab GlobalEye é uma plataforma de comando e controle, ISR e AEW&C, baseada no jato executivo Bombardier BD700-1A10 Global 6000. Está equipado com o radar Saab Erieye Extended Range, radar Leonardo Seaspray 7500E para busca marítima, além de um conjunto avançado de sensores e sistema de Comando e Controle (C2). A aeronave consegue detectar e rastrear alvos aéreos e de superfície simultaneamente, a uma distância de 450 km, em missões com até onze horas de duração. Até agora dois clientes já encomendara o GlobalEye. A Força Aérea da Suécia (SwAF), com dois exemplares e a United Arab Emirates Air Force (UAEAF), com quatro exemplares. A UAEAF é o cliente lançador do projeto.
Além do Globaleye, dois Gripen E nas cores da Sweden Air Force (SwAF) também estiveram presente. São eles SwAF 6003 e 6012. O novo Gripen E é parte da nova família de caças da Saab — Gripen E/F, que derivam dos Gripen A/B/C/D. A aeronave incorpora um novo motor (GE F414), um novo radar ( Raven ES-05) e aviônicos disposto em um painel de tela única (WAD – Wide Area Dispaly), fabricado pela AEL Sistemas, além de maior capacidade de transportar armas, pods e sistemas de EW. Além da Suécia com 60 unidades, o novo Gripen também teve 40 unidades adquiridas pelo Brasil.
Além do Globaleye e dos Gripens a Saab levou para o show aéreo um SK60 (Saab 105) nas cores da SwAF, que fez uma bela apresentação.
@CAS