VH-92A deve substituir o VH-3D como Marine One em 2024. A Sikorsky, sediada em Connecticut, está próxima de entregar a próxima geração do helicóptero presidencial dos Estados Unidos, conhecido pelo código rádio Marine One. A nova geração será regida pelo VH-92A Patriot, que vai substituir a atual frota de helicópteros VH-3D Sea King e VH-60N White Hawk.
O VH-92A está a caminho de assumir a estimada missão de transporte presidencial junto a Casa Branca emplacando uma frota total de 21 unidades, incluindo duas aeronaves de teste. Esta transição marca uma medida de segurança significativa no transporte presidencial.
Segundo Paul Lemmo, presidente da Sikorsky, os helicópteros VH-92A já estão em serviço para algumas missões presidenciais, operando ao lado do antigo VH-3D. No entanto, é só em 2024 que se espera que o VH-92A substitua totalmente os VH-3D, disse Lemmo durante um fórum da Connecticut Business & Industry Association no final do mês passado.
A montagem dos novos helicópteros Marine One começou em 2019 e os dois primeiros protótipos foram entregues em novembro de 2021, já com o icônico esquema de cores verde e branco. O programa VH-92A, estimado pelo Government Accountability Office (GAO) em US$ 5 bilhões, enfrentou atrasos devido a desafios com um sistema de comunicações de missão. A Sikorsky também teve que superar obstáculos relacionados à exaustão do motor e descargas de fluidos nas zonas de pouso, empregando soluções alternativas para garantir que o helicóptero atenda aos padrões ambientais e de segurança.
A Marinha, juntamente com outros escritórios relevantes, está trabalhando diligentemente para garantir a integração perfeita da frota VH-92A nas operações presidenciais. A jornada do VH-92A para se tornar o principal helicóptero presidencial foi moldada por tentativas anteriores de modernizar a frota.
Durante o governo Bush, o VH-71A, uma variante do helicóptero Leonardo AW101, foi selecionado para o programa Marine One. No entanto, devido a custos excessivos e atrasos no cronograma, o programa VH-71A acabou sendo cancelado em 2009, levando à busca de uma solução alternativa.
Após o cancelamento do VH-71A, a Marinha reiniciou o programa VXX, com o objetivo de encontrar um substituto adequado para os antigos helicópteros VH-3D e VH-60N. Após um rigoroso processo de avaliação, o VH-92A da Sikorsky foi selecionado como o candidato vencedor para a missão Marine One em 2014.
@CAS