309th FS troca seus F-16 block 42 pelo block 40 do 54th FG. O 309th Firghter Squadron (309th FS) vinculado a 56th Fighter Group (56th FG) sediado na Luke AFB e as unidades do 54th Figther Group (56th FG) com sede em Holloman AFB, iniciaram em 10 de julho uma “troca de bloco” de aeronaves Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon. Objetivo é padronizar e simplificar as operações da frota de F-16 dentro da USAF.
O 309th FS iniciou uma “troca de blocos” do F-16 Fighting Falcon com o 54th FG da 49th Fighter Wing. Na troca, o 309th FS começou a receber aeronaves F-16C/D Block 40 vindos das nove unidades do 54th FG. Em troca, o 309th FS enviou suas aeronaves F-16C/D Block 42 ao 54th FG.
Notavelmente, a Holloman AFB já recebeu 18 Block 42, incluindo três jatos da Luke AFB com esquemas de pintura exclusivos e comemorando de eventos significativos da história do 309th FS, que tem presença ativa na Luke AFB desde 1º de abril de 1994. O objetivo é padronizar o 54th FG com caças bloco 42, uma vez que a 49th Wing é a responsável por formar os novos pilotos de F-16.
Já Luke AFB já recebeu 18 Block 40 F-16C/D e, após a conclusão de sua dotação final do “F-16 B-course”, as demais aeronaves bloco 40 de Holloman serão enviadas para várias bases, sendo a primeira para Fort Wayne para servir na Indiana Air National Guard em Indiana.
A troca de blocos permite maior flexibilidade e padronização nos treinamentos da 49th Wing. Totalizando 935 aeronaves, a frota de F-16 compromete 50% do estoque de caças da USAF.
“O F-16 é o principal caça da USAF há mais de 20 anos”, disse o Brig. General Jason M. Rueschhoff, comandante do 56th FG. “Mas como a Força Aérea se esforça para inovação e tecnologias de última geração, Luke cogita ser totalmente convertido para o F-35A nos próximos anos, se despedindo do F-16”.
Em termos de diferenças técnicas entre os Block 40 e Block 42, os motores são um fator significativo. Os Block 40 F-16 apresentam o motor Pratt & Whitney F100-PW-220, enquanto os Block 42 F-16 são equipados com o motor General Electric F110-GE-129.
@CAS