Iniciaram os voos de testes do novo helicóptero Mi-8AMTSh-VN, desenvolvido especialmente para as forças de operações especiais russas, com base nas recentes experiências obtidas em combates envolvendo aeronaves de asas rotativas.
O CEO da Russian Helicopters Group, o Sr.Andrei Boginsky, informou à agência de notícias russa TASS, no dia 22 de julho que:
“A construção dos helicópteros (Mi-8AMTSh-VN) está prosseguindo com o trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Foram iniciados os voos de testes, cuja primeira fase deve ser concluída em novembro. Eventualmente, mais dois helicópteros se juntarão aos vôos de testes”, completou o executivo da companhia.
O novo Mi-8AMTSh-VN teve como principal cenário de desenvolvimento as experiências obtidas em combates na Síria. Ele será armado com duas metralhadoras de 12,7 mm montadas nas laterais. Contará com novos sistemas de controle de voo e navegação, além de um sistema de giro-estabilização optoeletrônico, holofote infravermelho e equipamentos com iluminação para o uso de óculos de visão noturna (OVN).
Para aumentar a capacidade de sobrevivência em combate, o Mi-8AMTSh-VN será equipado com um piloto automático digital e um conjunto de dispositivos para a detecção automática e autodefesa contra mísseis.
A cabine de comando e os principais sistemas do helicóptero serão protegidos com uma blindagem composta por liga de titânio. O piso do compartimento de cargas e as laterais também serão blindados, e, uma proteção especial removível a base de Kevlar protegerá as janelas.
O Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato com o fabricante Russian Helicopters na Feira Internacional Army 2019, para compra de 10 unidades do Mi-8AMTSh-VN com entregas programadas entre 2020-2021.
@FFO