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Leonardo adquire segundo Boeing 757 para o projeto Excalibur

15 de julho de 2023
Leonardo adquire segundo Boeing 757 para o projeto Excalibur (Foto: Leonardo).
Leonardo adquire segundo Boeing 757 para o projeto Excalibur (Fotos: Leonardo).

Leonardo adquire segundo Boeing 757 para o projeto Excalibur. A Leonardo anunciou a compra do segundo Boeing 757 que servirá ao projeto Excalibur, como uma plataforma de testes em voo (FTA) do futuro caça Tempest, desenvolvido em conjunto pelo Reino Unido, Itália e Japão. O contrato prevê que a empresa SME 2Excel realize a conversão do 757 em um laboratório de combate aéreo.

A empresa disse que a aquisição deste 757 faz parte de um contrato de £ 115 milhões (US$ 150 milhões) concedido pelo Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) para lançar a segunda fase do projeto Excalibur FTA. Ele apoiará o desenvolvimento do FCAS (Future Combat Air System) Tempest, além de projetos de aprimoramentos de capacidade dos atuais caças Eurofighter Typhoon e Lockheed Martin F-35B Lightning da RAF.

“O projeto Excalibur é uma parte fundamental do FCAS, que incluirá o caça tripulado e uma gama mais ampla de recursos, como aeronaves não tripuladas, F-35, sistemas de informação e sistemas de armas. A ferramenta central para o desenvolvimento do caça tripulado é o FTA; um Boeing 757 que será transformado em um laboratório aéreo com tecnologia de combate”, disse o anúncio da Leonardo, realizado em 14/07, durante a Royal International Air Tattoo (RIAT), em Fairford.

Com a experiência adquirida na conversão e certificação do primeiro 757 Excalibur (veja os detalhes aqui), a 2Excel iniciará a segunda fase do projeto, com a modificação deste Boeing 757-200 comercial adquirido da companhia charter Titan Airways. Fabricada no ano de 2000, esta aeronave, matrícula G-FTAI (número de construção 29308), já está nas instalações da 2Excel, no Aeroporto de Lasham, em Hampshire, onde passará pelo processo de conversão e certificação.

O segundo B757 Excalibur receberá um sistema de Sensoriamento Integrado e Efeitos Não-cinéticos (ISANKE) e Sistemas de Comunicações Integradas (ICS) que Leonardo e seus parceiros internacionais estão desenvolvendo como parte do GCAP (Global Combat Air Program). O voo inaugural do Excalibur 2 deverá ocorrer até 2026.

Fonte: Leonardo

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