AEL e IMBEL vão desenvolver rádios para a FFAA Brasileiras. No dia 7 de julho as empresas brasileiras AEL Sistemas e a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), assinaram um MoU ou Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de sistemas de rádio para as Forças Armadas Brasileiras (FFAA).
O acordo foi assinado na sede da AEL, em Porto Alegre pelo Diretor da IMBEL, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci, e o Presidente da AEL, Gal Lazar. O MoU formaliza e ratifica a aliança, que completa anos progresso, entre as duas organizações para o desenvolvimento e produção de sistemas de rádio para as Forças Armadas Brasileiras.
Os primeiros passos entre a IMBEL e a AEL aconteceram em 2017 e, desde então, as empresas buscam as melhores formas de definir um modelo de desenvolvimento e fabricação conjunta de equipamentos de comunicação e sistemas de rádio, por meio da divisão de tarefas e infraestrutura.
A AEL Sistemas estima que com a experiência adquirida no desenvolvimento de Rádio Definido por Software (RDS), em aliança com o Centro de Tecnologia do Exército (CTEx), o grupo contribuirá decisivamente para o sucesso dessa aliança. Atualmente, a AEL participa do desenvolvimento de diversos Projetos Estratégicos para as FFAA que incluem: Sistema de Enlace Link BR-2 (Força Aérea Brasileira), STERN (Sistema de rádio de Enlace Tático Naval) com a Marinha e o já mencionado RDS Defense, entre outros. O RDS-Defense fornece diversas aplicações no contexto da interoperabilidade técnica de comando e controle e pode ser utilizado em programas estratégicos como SISFRON, SisGAAz naval, Guarani, 8×8, entre outros.
Entre as vantagens deste Rádio Definido por Software está a independência tecnológica de hardware e software; interoperabilidade, portabilidade das formas de onda, adição de novos recursos, sem necessidade de substituição de hardware, bem como a possibilidade de estar atualizado com os avanços tecnológicos no setor de radiocomunicações.
O Brasil faz parte de um seleto grupo de 15 países que desenvolvem esses sistemas, incluindo Estados Unidos (os pioneiros), Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Israel. Em 19 de dezembro de 2018, a AEL Sistemas entregou a primeira versão do RDS-Defense Radio Frequency Module and Power Module.
Foi um marco importante do projeto, pois os dois módulos são funcionais, o que permitiu a execução da fase de integração com os demais módulos RDS-Defense ao longo de 2019, além de dois Protótipos para Veículos da versão BETA (PVB) em agosto 2022. Diversos desafios tecnológicos foram superados, reduzindo significativamente o peso e o volume do equipamento, além de adequá-lo aos rígidos requisitos ambientais para operação em veículos blindados.
@CAS