Chade incorpora aeronaves, drones e armamentos fabricados na Turquia. A Armée de l’Air Tchadienne, ou Força Aérea do Chade (AAT), incorporou novas aeronaves leves de ataque e drones de combate produzidos pela Turkish Aerospace Industries. Os novos equipamentos foram recentemente apresentados ao presidente Mahamat Déby, na Base Aérea Adji Kossei de N’Djamena, capital do país.
Nas imagens é possível observar três turboélices leves de ataque TAI Hürkuş C (matrículas TT-QAV, TT-QAW e um terceiro não identificado), além de dois Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) TAI Anka (matrículas 21-062 e 22-080). Diferentemente dos TAI Hürkuş que ostentam as marcas e matrículas da Armée de l’Air Tchadienne, os drones TAI Anka estavam com as matrículas no padrão utilizado pela Força Aérea da Turquia, o que possivelmente será alterado no futuro.
O presidente Déby também conheceu as bombas guiadas a laser Roketsan MAM-L (que poderão ser usadas pelos aviões Hürkuş ou pelos drones Anka), bem como o contêiner de operação do UAS ANKA.
O vídeo inicia com o mandatário do Chade vistoriando dois Cessna C208B Grand Caravan, que no detalhe de um frame é possível ver um deles equipado com pod subalares. Recentemente noticiamos que Armée de l’Air Tchadienne está buscando armar seus dois Cessna 208 ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) recebidos dos Estados Unidos em 2018 (saiba mais).
O Chade foi a segunda nação africana depois do Níger a adquirir a próxima geração de aeronaves Hürkuş-C. No Farnborough Air Show 2022 , a TUSAŞ confirmou que um número não revelado do tipo havia sido vendido ao país para uso na força aérea. É relatado que o Chade receberá três aeronaves Hürkuş-C.
O Chade é a terceira nação africana, depois do Níger e da Líbia, a adquirir as aeronaves Hürkuş-C. Conforme noticiamos anteriormente, a AAT anunciou a aquisição de três unidades durante a Farnborough International Airshow 2022. O Hürkuş-C é a versão armada para missões de apoio aéreo aproximado e treinamento (saiba mais).
Fonte: Presidência do Chade
@FFO