• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Coincidência? Suécia na OTAN e novos F-16V para a Turquia

12 de julho de 2023
Coincidência? Suécia na OTAN e novos F-16V para a Turquia (Foto: TuAF).
Coincidência? Suécia na OTAN e novos F-16V para a Turquia (Foto: TuAF).

Coincidência? Suécia na OTAN e novos F-16V para a Turquia. Os Estados Unidos irão avançar com o processo de transferência dos caças F-16 para a Turquia. A afirmação de Jake Sullivan, Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, foi dada ontem (11/07), um dia depois que Ancara deu luz verde para a Suécia entrar na OTAN.

“O presidente Joe Biden deixou claro que apoia a transferência. Ele não fez nenhuma objeção sobre isso e pretende seguir em frente com o processo”, disse Sullivan aos repórteres antes do início da cúpula de líderes da OTAN, realizada em Vilnius, capital da Lituânia.

Desde 2021 a Turquia pleiteia a compra de 40 novos caças Lockheed Martin F-16V Block 70, um lote de 80 kits Block 50/Block 50+ para modernização da sua atual frota de Fightning Falcon, além centenas de mísseis ar-ar e bombas, em um negócio de aproximadamente US$ 20 bilhões.

Autoridades de ambos países sempre negaram que um dos principais obstáculos para o negócio era a resistência do presidente Recep Tayyip Erdoğan em aprovar a entrada dos suecos na OTAN.

Por outro lado, diplomatas e analistas internacionais acreditam que Erdogan estava usando a Suécia como meio de pressionar Washington para aprovar o negócio. O ex-embaixador francês em Washington, Gerard Araud, escreveu em seu Twitter: “Isso era o que a Turquia queria. A ‘chantagem sueca’ pagou.”

“Parece ter havido um grande esforço do governo Biden para permitir que a Turquia modernize sua força aérea com novos F-16. Este impulso, junto com os esforços suecos na frente do PKK pode ter desempenhado um papel importante em convencer Erdogan a avançar na aprovação da sua entrada na Aliança”, disse Camille Grand, especialista em defesa do Centro de Estudos do Conselho Europeu de Relações Exteriores.

A Rússia, por sua vez, afirma que a adesão da Suécia à OTAN teria “implicações negativas”.

A Turquia acusa a Suécia de não se opor aos membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado uma organização terrorista pelo governo de Erdoğan e pelos EUA. Recentemente foi anunciado que Estocolmo cortaria o seu apoio aos grupos curdos e apoiaria ativamente os esforços turcos.

Não há cronograma para o início da transferência dos F-16 para a Turquia, bem como para a oficialização da entrada da Suécia na OTAN. O Secretário-Geral da Aliança, Jens Stoltenberg, disse que Erdogan solicitará que o congresso turco ratifique sua decisão “o mais rápido possível.”

Fonte: Reuters

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login