Elbit Systems irá converter dois ATR72 em aeronaves de patrulha. A Elbit Systems anunciou que assinou um contrato com um país não identificado da região Ásia-Pacífico, para converter dois bimotores ATR72-600 em Aeronaves de Patrulha de Longo Alcance (LRPA). Com valor de US$ 114 milhões, o contrato será executado em um período de cinco anos, de acordo com o comunicado da empresa israelense.
A Elbit Systems irá equipar os dois ATR72-600 LRPA com um conjunto de missão, que inclui um Sistema de Gerenciamento de Missão, Sensores Eletro-Ópticos (EO), radar, equipamentos SIGINT (Inteligência de Sinais) e de comunicação, entre outros.
“Há mais de uma década, a Elbit Systems fornece aeronaves de missão especial para vários países do mundo, atendendo requisitos operacionais governamentais ou de defesa. Este contrato amplia a gama de plataformas e soluções que oferecemos aos nossos clientes, aproveitando uma vasta experiência operacional e tecnologias e recursos internos. Temos orgulho de fornecer soluções avançadas para nossos clientes”, disse Yoram Shmuely, gerente geral da Elbit Systems Aerospace.
Nota RFA: Apesar de não informar o cliente, especialistas sugerem que os dois ATR72-600 LRPA serão destinados à Força Aérea das Filipinas (PHAF), que tem um projeto chamado LRPA (Long Range Patrol Aircraft), para o qual destinou um valor muito próximo ao do contrato agora recebido pela Elbit Systems.
Atualmente a Itália, Paquistão e a Turquia possuem ATR72 convertidos em vetores de Patrulha Marítima. Mais recentemente a Malásia também encomendou duas aeronaves do modelo para esse tipo de missão.
@FFO