Em 13 de julho de 2020, a versão operacional do caça de ataque M346 LFFA equipada com uma versão otimizada do radar Leonardo Grifo, completou com sucesso seu voo inaugural. O M-346FA (Fighter Attack) é a nova versão do caça de ataque leve da família Leonardo M346 LFFA (Light Fighter Family of Aircraft), que oferece opções de treinamento e combate em uma única plataforma.
O Diretor da Leonardo Aircraft, Lucio Valerio Cioffi, salientou a satisfação com o sucesso do desenvolvimento do projeto e do primeiro voo do M346FA.
“Com essa conquista mais recente, o atual mercado de aeronaves de treinamento leve terá a opção mais avançada e versátil, o M346 Fighter Attack. A plataforma M-346 oferece a capacidade e os recursos de treinador avançado, com a integração de equipamentos e sensores de última geração, que o tornam um caça de ataque leve e eficaz. Continuaremos trabalhando no desenvolvimento, enquanto nos preparamos para entregar a primeira aeronave para o nosso cliente de lançamento mundial em 2021.”
O principal sensor embarcado na aeronave é o radar Leonardo Grifo-M-346 multi-modo, uma variante especialmente desenvolvida e otimizada que apresenta alto desempenho, confiabilidade e grande precisão. O radar Grifo é empregado pelos F-5M da FAB.
O M-346FA possui uma suite de auto-proteção DASS (Defensive Aids Sub-System), além de conjunto integrado de comunicações seguras e capacidade de conexão tática via datalink no padrão OTAN (LINK-16).
O M-346FA também emprega uma ampla gama de armamentos ar-ar e ar-solo, incluindo mísseis guidados por infra-vermelho (IR), radar, laser ou GPS. Pode levar pods de canhões, sistemas de guerra eletrônica e pods de reconhecimento/designação de alvos, todos integrados ao HMD (Helmet Mounted Display) operacional para ambos os pilotos.
Atuando como treinador, o M-346FA contará com todos os recursos avançados da plataforma M-346, incluindo a capacidade de integrar-se aos cenários LVC (live-virtual-constructive). Durante o voo de treinamento, o avião real poderá ser integrado a um cenário de combate simulado, que pode incorporar forças virtuais amigas e inimigas, permitindo que os pilotos em formação sejam desafiados em uma grande variedade de cenários táticos.
Atualmente a versão de treinamento do M-346 está em serviço nas as forças aéreas da Itália, Cingapura, Israel e Polônia e foi encomendado pelo Azerbaijão. O Turquemenistão será o primeiro operador do M-346FA.
@FFO