Uganda enviou dois Su-30MK2 para revisão em Belarus. A Força Aérea de Defesa do Povo de Uganda (UPDF) enviou dois caças Su-30MK2 para Belarus, onde passarão por revisão programada de grande porte. Os jatos chegaram na última sexta-feira (06/07), a bordo de um Antonov An-124 da Força Aérea Russa, na Base Aérea de Baranavichy, onde ficam as instalações da 558ª Fábrica de Reparos de Aeronaves.
Os dois Su-30MK2 fazem parte de uma frota de seis caças russos que o governo de Uganda adquiriu em 2011 para equipar a UPDF. O contrato com a empresa de MRO belarusa prevê a completa inspeção estrutural dos jatos, além de atualizações de softwares e sistemas embarcados.
Em março do ano passado, o governo de Uganda contratou a empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para fornecer manutenção e suporte técnico in-loco para a frota de Sukhoi Su-30MK (saiba mais).
Em 2011, a Uganda comprou da Rússia seis Sukhoi Su-30, recebidos em três lotes entre o mês de julho de 2011 e maio de 2012. Com esses caças multifuncionais, a UDPF passou a dispor de capacidade de superioridade aérea, ataque ao solo e reconhecimento.
A UDPF reúne seus seis Su-30MK2 (matrículas 011, 015, 019, 023, 027 e 031) no Esquadrão de Caça, sediado na Base Aérea de Entebbe. Acredita-se eles foram usados em missões de ataque contra alvos da Al Qaeda, na Somália, em apoio aéreo às tropas de Uganda em solo, atuando sob a missão da União Africana/ONU (AMISOM), além de surtidas contra as forças de oposição no Sudão do Sul.
@FFO