Força Aérea Chinesa segue modernizando suas unidades de Caça. A Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF) teria ampliado as suas unidades operacionais com novas aeronaves de combate multifuncionais Shenyang J-16 e Chengdu J-20. A informação foi levantada pelo portal Janes Defence, que tem acompanhado a movimentação nas Unidades de Aviação da China.
De acordo com os dados obtidos por Janes Defense, desde o mês de janeiro deste ano, a PLAAF poderia ter incorporado pelo menos 15 novos caças J-16 e 11 caças J-20 de quinta geração. Esses comissionamentos vão ao encontro do objetivo da PLAAF em renovar a sua frota.
Com essas novas aeronaves, a PLAAF teria algo como 233 caças J-16 em operação, sete J-16D de Guerra Eletrônica (EW) e pelo menos 127 jatos J-20A. A informação foi tabulada a partir das observações do sistema Janes Satellite Imagery and Analysis (JSIA).
Os dados sugerem que os números de J-20A estão aumentando as Brigadas Aéreas equipadas com caças J-10 e J-16. Em alguns casos, como na 56ª Brigada Aérea, os J-20A estariam substituindo os J-10B e J-10AS.
As quantidades de J-16 também estão aumentando na frota operacional. Desde 2022, pelo menos três Brigadas Aéreas estão substituindo seus antigos aviões por novos J-16. Mais recentemente, em maio deste ano, uma quarta Brigada também começou a receber J-16.
De acordo com a China Central Television (CCTV), esta unidade faz parte do Comando de Teatro Oriental, e as análises da JSIA indicam que provavelmente seria a 95ª Brigada Aérea, sediada em Lianyungang-Baitabu, na província de Jiangsu. As informações divulgadas pela TV estatal chinesa é que esta nova unidade realizou missões de treinamento no nordeste da Província.
De acordo com Janes, esta unidade era equipada com 28 aeronaves de combate SAC J-11B de quarta geração, além de oito variantes SAC J-11BS (biplace).
Fonte: Janes Defence
@FFO