Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias da Aviação Naval Brasileira.
Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia apoia Esquadrilha da Fumaça
Nos dias 25 e 26 de junho, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) prestou apoio ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, por ocasião da demonstração aérea, uma das atrações do Vivo Rio Pro 2023, etapa mundial da World Surf League (WSL), realizado na cidade de Saquarema, na Região do Lagos do Rio de Janeiro.
A BAeNSPA recebeu oito aeronaves A-29 Super Tucano e uma aeronave Embraer 120 Brasília, disponibilizando o estacionamento no pátio 3 do Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller e abastecimento para as aeronaves.
O apoio prestado possibilitou difundir a imagem institucional da FAB, além de estimular e desenvolver a vocação, a mentalidade aeronáutica e demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros às comunidades dos municípios de São Pedro da Aldeia e Saquarema.
1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução realiza Cerimônia Militar alusiva ao 61º aniversário de sua ativação
No dia 27 de junho, o 1º Esquadrão Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) realizou a Cerimônia Militar alusiva ao 61º aniversário de sua ativação. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, e contou com a presença do ex-Comandante do Esquadrão, Capitão de Mar e Guerra Téo José de Figueiredo, do Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR – Lagos), Senhor Pedro Guenes, e dos Titulares das Organizações Militares (OM) do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.
Com o lema “Instrução, nossa missão”, o EsqdHI-1 foi criado pelo Aviso nº 0284, de 22 de fevereiro de 1961, do Ministro da Marinha, e ativado em 27 de junho de 1962, pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha (DAerM).
Vale ressaltar que o Esquadrão tem por missão a realização da parte prática de pilotagem em Asa Rotativa para o Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO) e pela formação de médicos e psicólogos especializados em aviação.
1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral apoia a Capitania Fluvial do Tietê-Paraná
Nos dias 23 a 27 de junho, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) realizou voos com o Águia-84 em proveito da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP).
A CFTP contou com o apoio de uma aeronave modelo UH-12 para inspecionar partes dos Rios Tietê e Paranapanema. Na ocasião, foram feitos registros fotográficos de eclusas, usinas hidrelétricas e estruturas flutuantes ilegais. Além disso, ocorreram interrogações às embarcações nos canais principais dos rios sobrevoados, visando à melhoria da navegabilidade e à segurança do tráfego aquaviário da região.
Nessa missão, o EsqdHU-1 demonstrou a importância do uso de aeronaves de asa rotativa de pequeno porte em operações de Inspeção Naval, concedendo maior celeridade e amplitude nos reportes necessários para subsidiar as ações da Marinha do Brasil, em boa parte do território nacional.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO