Boeing produzirá últimos CH-47F Block I para Espanha e Coreia do Sul. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) concedeu em 05 de julho, um contrato no valor estimado de US$ 800 milhões para a Boeing Defense produzir dezenove helicópteros de transporte pesado CH-47F Chinook Block I.
Um dos helicópteros será destinado ao Comando de Aviação do Exército Espanhol (FMAET – Fuerzas Aeromóviles del Ejército de Tierra), que atualmente opera 17 unidades deste modelo, compradas em 2018. Os restantes serão destinados para o Exército da Coreia do Sul (saiba mais).
Segundo as informações, esses serão os últimos dezenove Chinooks Block I produzidos pela Boeing. A previsão de entrega da último unidade será 2027. A partir de agora, a Boeing trabalha apenas com a versão aprimorada CH-47F Block II encomendada pelo Exército dos EUA.
O Block II possui tanques de combustível redesenhados, fuselagem reforçada, um sistema de transmissão aprimorado, pás de rotor avançadas, maior capacidade de carga útil e sistemas de missão aprimorados.
Além disso, a nova versão do consagrado Chinook está equipada com motores Honeywell T55-714C, que são cerca de 20% mais potentes que os atuais turboshaft T55-714A. No entanto, os primeiros Block II ainda sairão da fábrica com a versão “A” do motor, até que a Honeywell entregue os primeiros “C” previsto para 2025.
@FFO