A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresentou no dia 21 de julho de 2020 o “Fenix 11”, o mais novo helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER).
Trata-se do Airbus EC-130B4, prefixo PR-YHB, apreendido pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) durante investigações contra o crime organizado, homicídio e tráfico de drogas em Alquiraz, na região metropolitana de Fortaleza. Com a apreensão e a representação junto ao Poder Judiciário do Ceará pelo perdimento do bem, a CIOPAER/SSPDS recebeu a autorização judicial para utilizar o helicóptero. A incorporação da aeronave ao Governo do Ceará ilustra a importância da recuperação de ativos de origem ilícita, impactando financeiramente na estrutura das organizações criminosas.
Acompanhando a chegada do “Fênix 11” na sede da CIOPAER, o Secretário da SSPDS/CE, Sr. André Costa, salientou que:
“Eessa aeronave será incorporada agora nas missões da CIOPAER, que possui a maior frota do Norte/Nordeste e uma das mais modernas do País. É importante deixar claro que essa apreensão é fruto de uma ação da Polícia Civil do Ceará, por meio de um trabalho de repressão qualificada. Ou seja, quando a polícia judiciária cearense vai além da investigação em torno da organização criminosa, das prisões dos envolvidos e das buscas e apreensões para colher provas, e obtém também o sequestro de alguns bens.”
O Secretário ainda comentou sobre os custos envolvidos para trazer o EC-130 para o estado cearense.
“Nós investimos em torno de R$ 900 mil na manutenção da aeronave, mas é um bem avaliado em R$ 5,5 milhões. É dessa forma que a Segurança Pública do Estado do Ceará age, com inteligência, foco na repressão qualificada e não se limitando somente às prisões, mas também tirando os bens das organizações criminosas e reinvestindo esses mesmos bens e valores no combate ao próprio crime”, reforçou Costa.
A apreensão da aeronave ocorreu em 1° de março de 2018, na cidade de Fernandópolis, interior do Estado de São Paulo. As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que constatou evidências do envolvimento da aeronave em ações criminosas e repassou a localização do mesmo para a Polícia Civil Paulista, que realizou a apreensão do equipamento. A aeronave ficou apreendida até a decisão judicial da 1ª Vara da Comarca de Aquiraz, no dia 27 de março.
O EC-130 “Fênix 11” é a décima aeronave da frota da Coordenadoria, que possui oito helicópteros, sendo dois AS350B2 Esquilo, três Airbus EC-135, três EC-145, além de uma aeronave Cessna 210. Segundo o Coronel PMCE e piloto da CIOPAER, Dirceu Rodrigues, o novo helicóptero estará atuando em todas as ações da Coordenadoria.
“A aeronave foi configurada e recebeu as cores da SSPDS para ser utilizada nas mais diversas operações que o órgão realiza. Ou seja, o patrulhamento aéreo no apoio às ações policiais, na orla marítima, em ações de resgate e salvamento e também no serviço de proteção ambiental. Qualquer missão que a Coordenadoria realiza, essa máquina estará pronta para ser utilizada”, explica o Oficial.