RDC está operado com os UAV chineses CH-4. A República Democrática do Congo (RDC) é a última nação africana a receber e colocar em serviço o veículo aéreo não tripulado (UAV) China Aerospace Science and Technology Corporation (CASTC) CH-4 em serviço.
A RDC encomendou em 2021 nove CH-4 para a Democratic Repuplic of The Gongo Air Force (RDCAF). Em maio três CH-4 e uma estação de controle de solo foram vistos no aeroporto N’Dolo em Kinshasha. Os outros seis devem ser entregues até o final do ano. Imagens de satélite parecem indicar que um novo hangar para os UAV foi concluído também em maio deste ano, com uma pista de táxi saindo da pista principal. A construção começou por volta de março.
Esses drones, semelhantes ao drone americano MQ-9 Reaper, serão posicionados no aeroporto militar de Kavumu, cerca de trinta quilômetros ao norte de Bukavu, capital da província de Kivu do Sul. O treinamento em seu uso por soldados chineses está planejado. Mais três aeronaves serão descontadas em setembro, seguidas de mais três no final do ano, desde que o governo congolês honre os pagamentos regularmente.
Em uma tentativa de aumentar as capacidades das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC — Forces Armées de la République Démocratique du Congo) na guerra contra o M23 apoiado por Ruanda, o governo congolês não descarta a aquisição de caças chineses também. No entanto, a aquisição desses aviões provavelmente será mais cara e o governo congolês terá que enfrentar problemas de financiamento.
Os UAVs fazem parte de inúmeras outras vendas de armas destinadas a reforçar as forças armadas da RDC. A África do Sul, através da Paramount, está fornecendo, por exemplo, seis aeronaves leves de combate Mwari e veículos leves 4×4 protegidos Maatla.
O CH-4 foi introduzido em 2011 e está no serviço militar chinês desde 2014. A aeronave tem um peso máximo de decolagem de 1.330 kg e uma carga útil de 345 kg, além de sua torre eletro-óptica e radar de abertura sintética. O CH-4 tem envergadura de 18 metros e comprimento de 8,5 metros. É alimentado por um motor de pistão de classe de 100 hp, proporcionando uma velocidade máxima de 235 km/h e velocidade de cruzeiro de 180 km/h com autonomia de até 40 horas. Pode transportar um armamento variado, incluindo bombas de fragmentação, bombas guiadas e mísseis. O CH-4 também foi adquirido pela Argélia, Jordânia, Iraque, Indonésia, Paquistão e Arábia Saudita.
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