Satélite militar SYRACUSE 4B lançado com sucesso. O satélite de comunicações SYRACUSE 4B, construído pela Airbus e pela Thales Alenia Space, foi lançado com sucesso do Centro Espacial da Guiana, o porto espacial da Europa em Kourou, Guiana Francesa no dia 5 de julho. Foi o último lançamento do Ariane 5, o lançador pesado europeu.
O SYRACUSE 4B, com o SYRACUSE 4A já em órbita, constitui o segmento espacial do SYRACUSE IV, um sistema de comunicações por satélite militar seguro de quarta geração para a Direção Geral de Armamento da França (DGA — Direction Générale de l’Armement), o Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) e o French Space Command. Ele foi construído pelo consórcio industrial formado pela Airbus Defence and Space e Thales Alenia Space.
Os SYRACUSE 4A e 4B fornecerão maior capacidade e funcionalidade para as Forças Armadas Francesas, incluindo uma área de cobertura mais ampla. A maior flexibilidade garantirá que os satélites possam atender às necessidades das forças posicionadas em qualquer lugar na área de cobertura, ao mesmo tempo, em que gerenciam com eficiência seus recursos de banda X e banda Ka.
“Observação, inteligência de sinal, consciência da situação espacial e, claro, comunicações seguras nos principais teatros de operação, são fundamentais para a autonomia e liberdade de ação de uma nação. A Airbus tem orgulho de ser um parceiro confiável das Forças Armadas Francesas: graças ao SYRACUSE 4B e outros programas, apoiamos nossas ambições e capacidades nacionais em todos esses campos, hoje e nas próximas décadas!” disse Jean-Marc Nasr, chefe de sistemas espaciais da Airbus.
O SYRACUSE 4B, construído na plataforma Eurostar E3000 da Airbus, em sua variante totalmente elétrica e equipado com vigilância de proximidade em órbita, está embarcando na mesma carga que o SYRACUSE 4A, construído pela Thales Alenia Space com os principais componentes fornecidos pela Airbus.
O SYRACUSE 4B apresenta tecnologias críticas, como anti-jamming, para garantir a continuidade e resiliência do serviço, defesa cibernética e tecnologias de criptografia de dados.
No âmbito do co-contrato global SYRACUSE, a Airbus é responsável pelo satélite SYRACUSE 4B. A Thales Alenia Space foi responsável pelo satélite SYRACUSE 4A, bem como por ambas as cargas com componentes principais fornecidos pela Airbus. O satélite, um verdadeiro exemplo de cooperação industrial pan-europeia, garantirá a soberania francesa, além de poder apoiar operações lideradas pela OTAN e outras nações aliadas.
Fonte: Airbus.
@CAS