Eficiência dos mísseis Storm Shadow diminuiu na Ucrânia? Novas fotos de destroços de mísseis de cruzeiro franco-britânico Storm Shadow, que teriam sido interceptados por sistemas de defesa aérea russos na região de Zaporizhia, põem em check a eficiência dos Storm Sahdows, que já teriam sido derrubados em várias oportunidades nas últimas semanas por mísseis S400, 57E6 do complexo Pantsir-S1/SM ou pelo avançado sistema 9М338К do sistema de defesa aérea militar Tor-M2U.
O Strom Shadow/SCALP-EG é um tipo de munição difícil de interceptar, devido ao baixo perfil de voo e ao uso de materiais de absorção de radar. O Storm Shadow tem uma aura de arma de precisão mortal, é uma força poderosa na guerra moderna. Este míssil de cruzeiro ar-solo é fabricado pela MBDA, sendo designado Storm Shadow (Sombra da Tempestade) no Reino Unido e SCALP-EG (Système de Croisière Autonome à Longue Portée — Emploi Général) ou seja, Sistema de Cruzeiro Autônomo de Longo Alcance — Uso Geral na França.
Usado principalmente pelo Reino Unido, França, Itália e Arábia Saudita, o Storm Shadow possui um alcance impressionante de mais de 300 quilômetros. Isso permite que ele atinja seu alvo com precisão assustadora, enquanto a aeronave de lançamento permanece segura fora do território inimigo. Tipo “Fire and Forget”, ele se desloca autonomamente até o alvo após o lançamento, levando uma ogiva BROACH de 450 kg.
Sua aparição no campo de batalha tornou-se um novo desafio para as forças armadas da Federação Russa, sendo usada, principalmente, pelos Su-24 Fencer ucranianos. A integração realizada recentemente trouxe uma nova capacidade a Força Aérea da Ucrânia. No entanto, mais e mais fotos de Storm Shadows abatidos na web indicam indiretamente que as defesas aéreas russas podem gradualmente começar a se adaptar a tais ataques.
Como a Rússia intercepta Storm Shadow? O sistema primário que a Rússia usa para interceptar esses mísseis é o avançado sistema de armas antiaéreas S-400 Triumf. Este sistema é aclamado como um dos mais potentes sistemas de mísseis antiaéreos atualmente em operação. O S-400 consegue engajar uma ampla gama de alvos, desde aeronaves e mísseis de cruzeiro até mísseis balísticos, tornando-o uma escolha ideal para interceptar mísseis Storm Shadow. É provável que este seja o modo primário.
Ele já foi testado na Síria. Em 2018, o Ministério da Defesa da Rússia informou que seus sistemas de defesa aérea interceptaram e destruíram vários mísseis no céu da Síria. Embora sem especificar explicitamente que mísseis foram interceptados, foi sugerido que eles poderiam ser mísseis Storm Shadow.
A capacidade da Rússia de interceptar mísseis Storm Shadow depende muito de seus sistemas de alerta avançados. Esses sistemas desempenham um papel crucial na detecção precoce de mísseis, dando aos seus sistemas de defesa tempo suficiente para responder.
Para reforçar suas defesas, a Rússia também desenvolveu sistemas de radar Over-The-Horizon (OTH) ou além do horizonte. Esses sistemas podem fornecer alerta antecipado de um ataque de míssil a centenas de quilômetros de distância, tornando ainda mais difícil para um míssil Storm Shadow passar despercebido. Apesar dos desafios inerentes e dos altos riscos envolvidos, a capacidade da Rússia de interceptar mísseis Storm Shadow parece se uma realidade. Talvez não na quantidade alegada, o que não invalidade a capacidade de russa de se defender de armas deste tipo.
@CAS