O AFWERX integra o gerenciamento de tráfego não tripulado. A AFWERX e a Diretoria de Informações do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea (AFRL — Air Force Research Laboratory) instalaram um Uncrewed Aircraft System Traffic Management (UTM), na Eglin AFB, Flórida. O objetivo é gerenciar o trafego aéreo não tripulado de baixa altitude ao tráfego convencional.
Equipar o Eglin AFB — Duke Field com o Esforço Colaborativo de Integração de UAS de Baixa Altitude (CLUE — Collaborative Low-Altitude UAS Integration Effort), permitirá verificar se os sistemas atuais de gerenciamento de tráfego aéreo podem garantir total segurança, pois drones elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) cada vez mais operaram em áreas de tráfegos convencionais e de drones de maior porte.
“O gerenciamento do espaço aéreo desempenhará um papel fundamental para o futuro da mobilidade aérea e tecnologias como drones, eVTOLs, etc.”, disse Darshan Divakaran, chefe de inovação do espaço aéreo e parcerias Prime da AFWERX. “Para promover avanços tecnológicos, não podemos prescindir da segurança. A AFWERX Prime está focada em colaborar com outras agências para garantir que aceleremos o futuro da mobilidade aérea de maneira segura”.
No Duke Field, o AFWERX e o 413rd Flight Test Squadron (413rd FLTS) avaliarão e testarão sistemas UTM militares e comerciais, como o CLUE, bem como outras tecnologias e sensores relacionados. O teste se concentrará na avaliação das capacidades dos UTMs para gerar desconflito, comunicação eficientes e segurança, bem como criar um ambiente seguro para operações a baixa altitude além da linha visual, disse Divakaran.
“Eglin será um dos nossos principais locais de teste para vários esforços no AFWERX Prime, incluindo esforços no espaço aéreo que apoiam o Agility Prime e o Autonomy Prime”, disse Divakaran. Teremos locais de testes adicionais em todo o país em parceria com agências como o Gabinete do Subsecretário de Defesa, Administração Federal de Aviação, Departamento de Transportes e NASA. Também estamos nos concentrando em verdadeiras parcerias público-privadas à medida que aceleramos esses esforços”.
Durante a demonstração, o sistema CLUE conseguiu rastrear de dois a três sistemas não tripulados simulados operando em seu espaço aéreo designado, juntamente com o tráfego aéreo tripulado. “Isso forneceu uma imagem realmente útil de como o tráfego aéreo tripulado e não tripulado pode coexistir com segurança” — Brooke Ezell, gerente do programa AFWERX Prime.
Testes futuros em Duke Field envolverão diferentes modelos de UAS, embora todos pesem menos de 70 libras, um tamanho que lhes permite voar com mais frequência e com menos restrições. Isso fornecerá dados validados, antes de integrarem eVTOL, UAS maiores e outras aeronaves de mobilidade aérea avançada sem tripulação. Boa parte destes UAS são voltados para uso comercial de entregas, filmagens e monitoramento urbano. Seus equivalentes militares atuam em missões de ISR, policiais e resgates.
Fonte: USAF
@Cas