Korean Air entregou primeira fuselagem do AH-6I para a Boeing. A empresa sul coreana Korean Air Aerospace, recentemente enviou para a Boeing, nos Estados Unidos, as primeiras fuselagens de helicópteros AH-6I. Elas fazem parte de um acordo assinado em 2021 entre as duas empresas, com o objetivo de produzir no país asiático oito fuselagens do helicóptero de ataque.
Este lote de fuselagens produzidas pela Korean Air Aerospace sob demanda para a Boeing, será destinado para a montagem dos oito helicópteros de ataque AH-6I destinados ao Exército Tailandês.
O Boeing AH-6I (International) é um helicóptero leve de ataque e reconhecimento derivado da família de helicópteros militares leves MH-6 e MD 500. A versão AH-6I possui aviônica derivada do programa do helicóptero de ataque Boeing AH-64 Longbow do US Army, os seus sistemas são baseados em uma arquitetura aberta que permite uma configuração de missão flexível. Além disso possui cockpit digital, telas multifuncionais touch-screen coloridas e supressão de infravermelho do motor.
Em 2019 o Comitê de Exportação do Senado dos EUA aprovou a venda do AH-6I para a Tailândia, a um valor estimado de US$ 400 milhões. O Departamento de Estado dos EUA liberou o financiamento no início de 2022, quando a construção dos helicópteros foi aprovada. Eles irão substituir a envelhecida frota de sete helicópteros de ataque Bell AH-1F Cobra do Exército Tailandês.
A Korean Air Aerospace produziu o primeiro helicóptero 500MD destinado para as Forças Armadas da Coreia do Sul. Entre 1977 e 1988, saíram das suas instalações cerca de 309 helicópteros 500MD para diversas finalidades.
@FFO