Força Aérea Argentina recebeu munições 30 mm para IA-63 Pampa. A Força Aérea Argentina (FAA) recebeu na sexta-feira (30/06), um lote de munições de 30 mm para emprego ar-ar e ar-solo em missões de treinamento nas aeronave IA-63 Pampa. Com a presença de diversas autoridades, as munições foram entregues em uma cerimônia realizada na Estação Militar do Aeroparque, em Buenos Aires.
Essas munições eram do antigo estoque de armas dos supersônicos Mirage III e IAI Dagger, desativados pela FAA em 2005. Elas tinham como destino final a destruição, porque estavam com o prazo de validade vencido.
Em um completo trabalho de restauração, o armamento foi submetido a revitalização, com a remoção da antiga pólvora vencida, inspeção estrutural por cintilografia de cada cápsula e a recarga das mesmas.
Este primeiro lote, contendo entre 600 e 900 munições, permitirá que os pilotos da Força Aérea Argentina possam avaliar sua eficácia e funcionamento. Conforme o resultado obtivo nas avaliações, outros lotes serão recuperados pela Fabricaciones Militares.
A partir de agora, os pilotos em instrução no IA-63 Pampa dispõem de uma munição de maior calibre instalada no pod ventral GIAT 30mm das suas aeronaves. Até o momento, eles dispunham apenas de calibre menor (7,62mm), disparados a partir dos canhões instalados nos pod Colibrí.
O Brigadeiro Isaac Xavier, Comandante da FAA, destacou o trabalho conjunto entre Aeronáutica, a indústria e o Ministério da Defesa. “Há um trabalho que se desenvolve há muito tempo com o pessoal da Fabricaciones Militares que nos esperança para tocar tudo o que temos em mente, para avançar na recuperação da Aeronáutica, para que possa voar mais alto, mais rápido e mais longe”.
Fonte: Ministério Defesa Argentina
@FFO