• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Nos 100 anos de REVO no mundo o KC-390 do Esquadrão Zeus realiza primeira missão noturna

29 de junho de 2023
Nos 100 anos de REVO no mundo o KC-390 do Esquadrão Zeus realiza primeira missão noturna (Fotos ilustrativa: FAB).
Nos 100 anos de REVO no mundo o KC-390 do Esquadrão Zeus realiza primeira missão noturna (Fotos ilustrativa: FAB).

Nos 100 anos de REVO no mundo o KC-390 do Esquadrão Zeus realiza primeira missão noturna. O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) “Esquadrão Zeus” da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a primeira missão noturna de Reabastecimento em Voo (REVO) com a aeronave KC-390 Millennium. A missão foi realizada na noite de 26/06, a véspera da celebração dos 100 anos da primeira transferência de combustível entre aeronaves em voo no mundo.

O KC-390, matrícula FAB 2858, utilizando o código de chamada “CORAL 58”, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 21:00 (LT) para a área REVO, localizada na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Área REVO (Fonte: FR24).

Voando a uma altitude de 24.000 pés (FL 240), ou cerca de 7.300 metros, uma Esquadrilha de F-5M do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAVCA) “Esquadrão Jambock”, sediada na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), realizou os primeiros “contatos molhados” noturnos com o KC-390, para os quais transferiu o total de 3.000 libras (1.300 quilos) de combustível.

O fato representou um significativo avanço nas possibilidades de emprego e de desenvolvimento de doutrina do cargueiro multimissão. Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, o objetivo do treinamento foi incorporar mais uma capacidade da aeronave, capaz de atuar em missões complexas a qualquer hora do dia ou da noite. “A missão representou um salto doutrinário e operacional importante para a Força Aérea Brasileira (FAB), pois ampliará ainda mais as possibilidades de emprego desse vetor”, declarou o Oficial.

Conforme o Comandante da Base Aérea de Anápolis (GO), Coronel Aviador Renato Leal Leite, a capacidade de realizar missões REVO noturno traz uma nova dimensão operacional aos operadores do KC-390 Millennium. “A incorporação e a consolidação dessa capacidade representam um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar, efetivamente, em qualquer hora do dia ou da noite, em missões de reabastecimento em voo, permitindo que a FAB potencialize sua capacidade estratégica”, finalizou.

O KC-390 tem a capacidade de transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma razão mínima de, aproximadamente, 800 litros por minuto. (Fonte: FAB)

100 anos de REVO no mundo

Em busca de uma solução para aumentar a autonomia das aeronaves e reduzir o tempo das missões, em 27 de junho de 1923, quatro aviadores do Serviço Aéreo do Exército dos EUA, realizaram a primeira transferência de combustível entre duas aeronaves em voo.

Primeiro REVO da história, realizado em 27 de junho de 1923 sobre Rockwell Field, na California (Fotos: arquivo USAF).

Tripulando um monomotor DH-4B, o 1º Ten Virgil Hine e o 1º Ten Frank W. Seifert, passaram cerca de 75 galões (284 litros) de gasolina por gravidade, através de uma mangueira de 15 metros, para outro DH-4B pilotado pelo Capitão Lowell H. Smith e 1º Ten John P. Richter. O avião receptor pousou após completar 6 horas e 38 minutos de voo, quando o motor apresentou problemas. Com apenas um abastecimento em voo, ficou demonstrada a viabilidade do procedimento.

O senso de inovação e tenacidade são características que levou os aviadores daquela época a pensar em uma capacidade revolucionária. Por sua realização, os quatro Oficiais foram condecorados com a Distinguished Flying Cross.

O Cap. Lowell Smith e o Ten. John P. Richter (Foto: arquivo USAF).
O Cap. Lowell Smith e o Ten. John P. Richter (Foto: arquivo USAF).

Fonte: USAF

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login