No dia 17 de julho de 2020 o Ejército del Air (Força Aérea da Espanha) realizou uma campanha real de lançamento de míssil infravermelho. O Boeing EF-18M Hornet matrícula C.15-18/15-05 pertencente ao Centro Logístico de Armamento y Experimentación (CALEX) disparou, pela primeira vez, um míssil real Diehl IRIS-T (Infra Red Imaging System Tail/thrust Vector-Controlled) designado para o alvo aéreo a partir da mira de um capacete HMCS Scorpion. O ensaio, efetivado sob coordenação do CALEX, é parte da campanha de validação das modificações para as aeronaves F/A-18 espanholas modernizadas (CM-08) que foram elevadas ao padrão EF-18M.
O HMCS ou Helmet Mounted Cueing System foi projetado para a visualização e designação de alvos. Ele oferece imagens de vídeo e a simbologia de um HUD em cores, projetadas na viseira do piloto, para missões realizadas tanto de dia quanto a noite, além de direcionamento em ambientes visuais degradados. O Scorpion pode ser usado tanto em aeronaves de combate de asa fixa, como em helicópteros. O sistema além de alocar e identificar alvos, também reduz a carga de trabalho dos pilotos, facilitando a interação a bordo, contribuindo assim para melhorar os níveis de segurança operacional.
O Scorpion foi projetado para ser instalado em capacetes convencionais, sem que para isto, precise modificá-los. Também não requer a instalação, na aeronave, de sistemas eletrônicos adicionais, como câmeras, para alinhamento com o cockpit. Em seu lugar, um conjunto de adesivos é instalado no vidro superior do canopi, que interagem com pequena unidade inercial, localizada acima do capacete, que faz cálculos de posicionamento a partir dos movimentos da cabeça do piloto. É o que Thales chama de Sistema de Inércia Óptica Híbrida (HOBIT). O Scorpion é fácil e barato de integrar em qualquer aeronave ou helicóptero e requer apenas que uma pequena unidade de controle seja instalada no cockpit conecta ao barramento de dados da aeronave.
As melhorias na frota do EF-18M permitirá que a frota continue voando na Ala 12 em Torrejón e na Ala 15 em Zaragoza até o final da década. Os capacetes Scorpion começaram a ser recebidos em 2018 já com datalink criptografado Link16 associado ao MIDS (Multiple Information Distribution System).
@CAS