Fabricante francesa apresentou o drone multifuncional Aarok. A fabricante francesa Turgis & Gaillard apresentou o Aarok, seu novo Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado (UCAV) para operações de Média Altitude e Longa Duração (MALE). A apresentação ocorreu durante a Paris Air Show 2023, encerrada no último dia 25 de junho.
A fabricante pretende oferecer o Aarok como uma alternativa mais acessível aos atuais UAV da mesma classe, como o General Atomics MQ-9 Reaper opeado pelas forças armadas francesas e aliadas.
Com uma envergadura de 22 metros, velocidade de cruzeiro de 287 mph (525 km/h), altitude operacional de 30 mil pés (9 km), autonomia para 24 horas de voo e peso máximo de decolagem de quase 5.500 kg, o Aarok poderá transportar até 1.500 kg de carga útil.
Ele poderá ser configurado com uma variedade de sensores e armas, que vão desde pods com sensores eletro-ópticos, sistemas para munição guiada, mísseis antitanque, radares multifuncionais, até sistemas de guerra eletrônica, entre outros.
O UAV Aarok foi projetado para ser uma plataforma multifuncional adequada para diversos tipos de operações, desde ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), busca e salvamento, patrulha marítima, guerra antissubmarino, missões de ataque de alta intensidade, ou até mesmo servindo como uma ponte (nó) de comunicações no campo de batalha.
Fundada em 2011 por Fanny Turgis e Patrick Gaillard, o Grupo Turgis & Gaillard nasceu da ideia de armar aeronaves de transporte C-130 Hércules para atender às necessidades operacionais das Forças Armadas em termos de apoio de fogo. Em apenas doze anos, o Grupo tornou-se um parceiro estratégico das Forças Armadas Francesas e de grande empresas do setor aeronáutico, espacial e de defesa.
A empresa está projetando que o primeiro voo do Aarok ocorra no final deste ano, e espera que ele esteja operacional em 2025.
@FFO