Chinesa AVIC apresentou novo drone de combate Wing Loong-X. A Aviation Industry Corporation of China (AVIC) revelou publicamente uma nova versão do Wing Loong, sua família de Veículos Aéreos Não Tripulados de Combate (UCAV). Uma maquete do Wing Loong-X (WL-X) foi exposta durante o Paris Air Show 2023, finalizado no último dia 25 de junho.
A empresa levou para a feira um modelo em escala 1:10 do UCAV Wing Loong-X (WL-X), classificado como MALE (Média Altitude e Longa Resistência), e configurado com quatro hardpoints sob as asas.
A parte dianteira da fuselagem do WL-X, mais larga, acomodaria o sistema de radar e equipamentos SATCOM, enquanto na parte inferior ficará uma torre Eletro-Óptica/Infravermelha (EO/IR). Na parte traseira fica a empenagem dupla com design em V, e um novo motor turboélice com um conjunto de hélices de cinco pás. Os chineses não divulgaram nenhuma especificação adicional.
De acordo com a análise do portal Janes Defence, o WL-X teria uma envergadura aproximada de 14,5 metros e comprimento de 26,1 metros, sugerindo uma fuselagem mais longa e asas mais curtas em comparação com a versão Wing Loong 10A (WL-10A). As asas retas mantém a largura da raiz até a seção intermediária, ficando mais estreita em direção a extremidade. Esse desenho de asas mais curtas e retas até a seção intermediária, segundo os especialistas, seria mais adequado para suportar cargas mais pesadas.
A AVIC não divulgou maiores informações sobre o projeto e seu andamento.
Fonte: Janes
@FFO