FAB celebra os 56 anos da Aviação de Busca e Salvamento. “Eu sabia que vocês viriam!”. Essa expressão remete ao dia 26 de junho de 1967, quando cinco militares foram resgatados após o desaparecimento do Douglas C-47, matrícula FAB 2068, na selva Amazônica. A operação foi tão marcante que a FAB escolheu para celebrar o Dia da Aviação de Busca e Salvamento.
A Aviação de Busca e Salvamento (SAR) é a atividade especializada no resgate de vítimas de acidentes aéreos, resgates em alto mar ou em áreas inóspitas, nas quais somente é possível chegar por meio aéreo. Para essa missões a FAB emprega helicópteros H-36 e H-60L, além das aeronaves de asa fixa como os SC-105, P-3AM, P-95M e C-130M.
Atualmente, dez Esquadrões da FAB realizam missões SAR, e estão localizados em todas as regiões do Brasil:
2º/10º GAV “Esquadrão Pelicano” – em Campo Grande (MS);
EAS – Esquadrão PARA-SAR – Campo Grande (MS);
1º/8º GAV “Esquadrão Falcão” – Parnamirim (RN);
3º/8º GAV “Esquadrão Puma” – no Rio de Janeiro (RJ);
1º/7º GAV “Esquadrão Orungan” – no Rio de Janeiro (RJ);
1º/1º GT “Esquadrão Gordo” – no Rio de Janeiro (RJ);
5º/8º GAV “Esquadrão Pantera” – em Santa Maria (RS);
2º/7º GAV “Esquadrão Phoenix” – em Canoas (RS);
7º/8º GAV “Esquadrão Harpia” – em Manaus (AM);
3º/7º GAV “Esquadrão Netuno” – em Belém (PA).
O Comandante do 2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano, Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patrício Beserra Garioli, fala sobre os desafios da missão de busca. “As aeronaves devem voar o mais baixo e o mais lento possível dentro de suas margens seguras, sobre regiões normalmente montanhosas, em épocas do ano em que a meteorologia não se apresenta da melhor forma; devem, sobretudo, voar sempre até o máximo de sua autonomia, permanecendo a tripulação a bordo por longas horas, uma vez que o tempo na área sempre é traduzido em maior chance de sucesso e maior chance de se encontrar a vida”, explica.
“Todo trabalho, todo treinamento e todo emprego do esforço aéreo se fazem válidos quando lembramos que esse elemento, essa abnegação, pode vir a ser o único fio que sustenta a vida de alguém. O espírito e a emoção envolvidos no caso do FAB 2068 jamais deixarão de fomentar as virtudes dos homens que juraram que por uma vida a ordem é lutar”, ressalta o Tenente-Coronel Emanuel.
A FAB está preparada para o resgate 24 horas por dia
No dia 9 de maio deste ano, por exemplo, o 1º/8º GAV – Esquadrão Falcão foi acionado para resgatar um homem de 54 anos com um grave trauma na região pélvica. A vítima estava a bordo do navio mercante Kynouria, das Ilhas Marshall, que se encontrava afastado do litoral de Pernambuco por cerca de 230 quilômetros. De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Almeida Cândido da Silva, a tripulação em voo e todos os militares que ficaram em solo atuaram de maneira sinérgica para resgatar a vítima.
O procedimento realizado para resgate em navio exige perícia da tripulação, com uso de guincho e equipe de resgate, mas também grande coordenação entre o SALVAERO, o SALVAMAR, os militares do esquadrão e da Base Aérea de Natal (BANT). “Ficamos muito orgulhosos em presenciar o excelente espírito de corpo da Unidade Aérea, que permitiu chegar ao final do dia com mais uma vida salva. Missão cumprida!”, celebrou o Comandante.
Fonte: FAB
@FFO