KAI vê perspectivas de venda do KF-21 Boramae na Europa. A parceria da Coreia do Sul e Polônia na área de defesa, que entre outros, resultou na compra do KAI FA-50 para a Força Aérea Polonesa, abriu boas perspectivas para que o KF-21 Boramae siga o mesmo caminho. Isto te feito a Korea Aerospace Industries sonhar com o primeiro cliente do Boramae em solo europeu.
No Paris Air Show, que encerrou no final de semana passado, a KAI apresentou modelos estáticos do KF-21, bem como da aeronave de ataque leve multifunção FA-50. Além destes o helicóptero armado leve (LAH — Light Armed Helicopter) e do helicóptero utilitário coreano (KUH-1) também estiveram em exposição.
O FA-50 foi recentemente exportado para a Polônia e Malásia. A empresa espera ter mais sucesso no mercado europeu após a aquisição de 48 FA-50 pela Polônia confirmada em setembro do ano passado, por US$ 3 bilhões. Inclusive a KAI realizou a cerimônia de apresentação oficial dos primeiros FA-50FA “Fighting Eagle” da Força Aérea da Polônia em um evento em 07 de junho, nas instalações da KAI em Sacheon, na Coreia do Sul.
O interesse pela aeronave também está crescendo na Ásia, depois que a Malásia decidiu comprar 18 jatos por US$ 920 milhões.
O KF-21 está atualmente passando por extensos testes de voo. Há relatos de que a principal empresa polonesa de defesa, a Polska Grupa Zbrojeniowa (PGZ) quer participar do programa KF-21. Espera-se que uma carta de intenções seja emitida em breve. Atualmente, a Indonésia é o único parceiro no co-desenvolvimento do supersônico. Porém, a parceria com a Indonésia não anda bem, especialmente devido a atrasos nas obrigações financeiras. Ter um novo e forte parceiro, como a Polônia, seria bom para o projeto. Além disto, tem um cliente e parceiro europeu poderia abrir um mercado novo para a KAI, e colocar o KF-21 na linha de voo de outra força aérea europeia.
Em maio deste ano, o KF-21 desenvolvido localmente passou por uma avaliação provisória de adequação ao combate. No início deste mês, a Diehl Defense anunciou que um míssil ar-ar de curto alcance infravermelho IRIS-T foi disparado com sucesso do KF-21. O disparo teste bem-sucedido ocorre apenas 10 meses depois que a aeronave fazer o seu primeiro voo. Espera-se que o KF-21 Boramae entre em serviço com a Força Aérea da República da Coreia (Republic of Korea Air Force — ROKAF) em 2026. O IRIS-T foi selecionado como o míssil ar-ar padrão de curto alcance da aeronave.
@CAS