USAF celebrará 100 anos de REVO com 150 aviões-tanques em voo. A USAF realizará amanhã (27/06), sobrevoos nos cinquenta estados dos EUA em celebração aos 100 anos do Reabastecimento em Voo (REVO). Mais de 150 aviões-tanque KC-135 Stratotankers, KC-10 Extenders e KC-46 Pegasus de 26 Unidades, deverão participar da comemoração.
Em busca de meios para aumentar a autonomia das aeronaves e reduzir o tempo das missões, em 27 de junho de 1923, quatro aviadores do Serviço Aéreo do Exército dos EUA, realizaram a primeira transferência de combustível entre duas aeronaves em voo.
Tripulando um monomotor DH-4B, o 1º Ten Virgil Hine e o 1º Ten Frank W. Seifert, passaram cerca de 75 galões (284 litros) de gasolina por gravidade, através de uma mangueira de 15 metros, para outro DH-4B pilotado pelo Capitão Lowell H. Smith e 1º Ten John P. Richter. O avião receptor pousou após completar 6 horas e 38 minutos de voo, quando o motor apresentou problemas. Com apenas um abastecimento em voo, ficou demonstrada a viabilidade do procedimento.
O senso de inovação e tenacidade são características que levou os aviadores daquela época a pensar em uma capacidade revolucionária. Por sua realização, os quatro Oficiais foram condecorados com a Distinguished Flying Cross.
“O reabastecimento em voo impulsiona o poder aéreo do nosso país. Ele conecta nossa visão estratégica com a realidade operacional, garantindo que possamos alcançar qualquer canto do globo com velocidade e precisão inabaláveis. O reabastecimento aéreo incorpora nossa determinação de defender a liberdade e projetar poder, deixando uma marca indelével na história da aviação”, disse o General Mike Minihan, Comandante do Comando de Mobilidade Aérea da USAF (AMC).
Com esse sobrevoo nacional das centenas de aviões reabastecedores, a USAF celebrará esses aviadores pioneiros e visionários que fizeram o impossível, enquanto inspira a próxima geração de sonhadores e pensadores inovadores para os desafios futuros.
Fonte: USAF
@FFO