Caças F-35A italianos disparam mísseis AIM-120 reais pela 1ª vez. Pela primeira vez, os F-35A Lightining II da Aeronáutica Militare Italiana (AMI) dispararam mísseis ar-ar AIM-120 reais. A inédita missão ocorreu na Noruega, durante o Exercício Arctic Challenge 23 (ACE 23).
A AMI enviou cinco F-35A da 32° Stormo (32ª Ala) para a Base Aérea de Orland, uma das sedes do ACE 23, e a casa dos Lightining II da Força Real Norueguesa (RNoAF).
Os primeiros lançamentos reais dos AIM-120 AMRAAM (Míssil Ar-Ar Avançado de Médio Alcance) foram realizados em uma área restrita localizado na costa oeste do território norueguês, e destruíram com sucesso dois alvos controlados remotamente. Essa operação bem sucedida representa mais uma etapa para que os jatos de quinta geração da AMI alcancem sua Capacidade Operacional Total (FOC), esperada para este ano ainda.
Apesar de não serem considerados interceptadores “puros”, o F-35 é um supersônico de 5ª geração, que cumpre todas as exigências para as missões QRA e Policiamento Aéreo, quando é necessário que o vetor de interceptação esteja armado com mísseis ar-ar reais.Nessas missões a configuração padrão dos F-35A italianos são dois AIM-120C5 AMRAAM transportados no compartimento interno de armas. Futuramente eles poderão operar em uma configuração “mais pesada”, carregando também os mísseis AIM-9X Sidewinder, nos pilones sob as asas.
Cerca de 150 aeronaves e aproximadamente 2.700 militares de 14 países participaram do ACE 23 realizado entre 29/05 e 06/06. Organizado a cada dois anos pela Finlândia, Noruega e Suécia, o ACE nasceu em 2013, quando essas três nações se uniram para manter a interoperabilidade entre suas Forças Aéreas. Recentemente o Exercício foi ampliado para abranger a maioria das nações da região do Ártico, além de Aliados e parceiros da OTAN.
Fonte: AMI
@FFO