VÍDEO: Grupo Wagner derruba Ilyushin 22M “Coot” da Rússia. A recente rebelião do grupo mercenário Wagner contra o governo de Vladimir Putin, surpreendeu o mundo. Os pára-militares tomaram a cidade russa de Rostov-on-Don, em uma ação na qual nenhum tiro foi disparado (saiba mais aqui).
Apesar de quase não haver resistência das tropas russas, os “wagneristas” realizaram algumas ações contra veículos e aeronaves das Forças Armadas de Vladimir Putin. De acordo com o grupo de pesquisas Oryx, que reúne analistas no conflito da Ucrânia, o Wagner derrubou pelo menos seis helicópteros e um Ilyushin 22M “Coot” da Rússia.
Testemunhas registraram muitas dessas ações, e a derrubada do “Coot” chamou muito a atenção pela dramaticidade das cenas. O fato ocorreu em 23/06 na região de Kantemirovka, Oblast de Voronezh, e foi gravada por um aparelho celular.
As imagens do avião despencando em chamas foram gravadas sob os olhares incrédulos de algumas pessoas. É possível ouvir o som dos motores, de pequenas explosões e do nervosismo das testemunhas, o que deixa o filme realmente muito dramático.
Inicialmente suspeitava-se que o avião abatido seria um bimotor de transporte Antonov 24 ou 26. As imagens dos destroços mostram claramente a matrícula RF-75917, e não deixa dúvidas de que se trata de um quadrimotor Ilyushin 22M “Coot”, usado como Posto de Comando Aerotransportado pela Força Aérea Russa. De acordo com as informações, oito tripulantes morreram na queda.
A seguir a lista de aeronaves e helicópteros das Forças Armadas da Rússia, danificados ou destruídos pelos pára-militares do Grupo Wagner (Fonte: Oryx):
01 Il-22M Posto de Comando Aéreo ou An-24/26 de transporte;
01 helicóptero de transporte Mi-8
03 Helicópteros de Guerra Eletrônica Mi-8MTPR-1
01 helicóptero de ataque Mi-35M
01 Helicóptero de Ataque Ka-52 Alligator
@FFO