Paris Air Show: Embraer vê OTAN como potencial cliente do KC-390. A Embraer está focada em promover os seus aviões de transporte multimissão KC-390 Millennium para a OTAN. Pensando nisso, a fábrica brasileira levou para o Paris Air Show 2023 duas aeronaves, sendo uma delas o primeiro exemplar da Força Aérea Portuguesa (FAP).
O objetivo da Embraer é promover o KC-390 como um possível vetor de transporte de veículos de combate da Aliança. A aeronave, que recentemente recebeu o Certificado de Capacidade Operacional Total (FOC), poderia ser uma opção para compor a unidade multinacional da Capacidade de Transporte Aéreo Estratégico (SAC) da OTAN.
A informação foi divulgada em 21 de junho, por Marcio Monteiro, Diretor de Marketing da Embraer, durante a feira aeroespacial realizada em Le Bourget, arredores de Paris, até o próximo dia 25 de junho. “Temos mantido conversas iniciais com a OTAN. Vemos potencial para que o KC-390seja uma excelente opção para a Aliança”, disse o Executivo.
Sediada na Base Aérea de Pápa, na Hungria, a SAC da OTAN é composta por 12 nações, e executa operações de transporte aéreo para as nações parceiras. Sua Ala de Transporte Aéreo Pesado (HAW) está composta por três Boeing C-17A Globemaster III, uma aeronave que muitas vezes é grande demais para transportar pequenos volumes de cargas. É aí que entraria o KC-390.
A aquisição de dois KC-390 pela Força Aérea da Hungria (HAF) é vista como o cartão de apresentação do avião brasileiro à Unidade multinacional de transporte da OTAN. Apesar de estar baseado em seu território, o SAC OTAN não tem vínculos diretos com as Forças Armadas húngaras. Entretanto, informações não oficiais indicam que há previsão de que os KC-390 húngaros eventualmente serão utilizados pelo SAC, atuando ao lado dos C-17A, otimizando a capacidade de transporte da OTAN. O cronograma de entrega do primeiro KC-390 da HAF é para 2024.
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