16 C295W MPA/VIGMA para o Ejército del Aire y del Espacio. A Airbus Defence and Space conseguiu firmar um importante acordo com o Governo da Espanha neste mês. O Conselho de Ministros da Espanha deu luz verde à aquisição de 16 aeronaves de patrulha marítima e vigilância marítima C295W para o Ejército del Aire y del Espacio (EdAE).
Os C295W MPA irão suceder os Lockheed P-3 Orion. Para a aquisição, o Ministério da Defesa solicitou uma autorização para modificar os limites estabelecidos no artigo 47 da Lei 47/2003, para visando aumentar os gastos futuros entre 2024 e 2037 para incluir os custos de aquisição das aeronaves avaliadas em €1.730 milhões, que serão pagas em nove prestações anuais.
O Programa MPA (Maritime Patrol Aircraft) envolve a aquisição de seis aeronaves Airbus C295W modificadas para missões de patrulha marítima que substituirão os P-3 e outras 10 aeronaves Airbus C295W modificadas para missões de vigilância marítima (VIGMA) e missões de busca e salvamento ou Busca e Salvamento (SAR) que vão substituir os 8 veteranos CN235.
Essas aeronaves serão desenvolvidas e fabricadas pela Airbus Defence and Space em sua fábrica de San Pedro (Sevilha), com base em sua comprovada plataforma C295W. Embora não ofereçam o alcance ou a autonomia das aeronaves americanas como o Boeing P-8, os C295 vão beneficiar a indústria de defesa espanhola, já que terão a participarão do programa empresas como Indra, Saes, Tecnobit, Sainsel, entre outra.
Ambos — C295W MPA e C295W VIGMA terão o sistema de missão FITS (Full Integrated Tactical System), equipamentos de comunicação, além de novos sensores específicos para cada uma das tarefas, incluindo radares de superfície e sensores eletro-ópticos.
@CAS