A USAF informou que concluiu em 9 de julho de 2020 uma série de testes envolvendo um protótipo de míssil de cruzeiro de baixo custo, desenvolvido pelo Air Force Research Laboratory (AFRL), sob o programa chamado Gray Wolf (Lobo Cinzento). O míssil foi projetado para ser lançado em rede e em forma de um enxame, para atacar ameaças vindas da defesa aérea integrada do inimigo. Os testes incluíram ensaios em voo realizados pelo 416th Flight Test Squadron (416th FLTS) na área de ensaios em voo da Edwards AFB, California – EUA. Os voos de empregaram uma aeronave F-16C Bloco 40 AF 87-0352 da unidade.
“Gray Wolf é um esforço de demonstração de ciência e tecnologia, destinando-se a ser um programa de prova de conceito. O AFRL atua como escritório de programa do sistema (System Program Office – SPO) da arma, responsável por desenvolver e certificar a proposta original”, disse Conor Most, engenheiro de voo do 416th FLTS
O programa já alcançou alguns marcos importantes até aqui, como ensaios de interferência eletromagnética e compatibilidade (EMIC – Electromagnetic Interference & Compatibility), bem como, voos de “transporte cativo”, para verificar a capacidade aerodinâmica.
A verificação EMIC é feita no solo para confirmar se o míssil está corretamente configurado para voar e integrado a aeronave de teste. Somente a partir daí foi possível um voo “cativo” onde o míssil mostrará suas características aerodinâmicas e quais os efeitos de arrasto ele proporciona a aeronave. Um teste real de “separação” do pilone na faixa de testes marítimos da Estação Aérea Naval de Point Mugu está programado para o setembro de 2020.
No início deste ano, o motor de baixo custo Technical Directions Inc. TDI-J85 da Gray Wolf completou uma bem-sucedida campanha de teste de voo, culminando em vários arranques e operação em túnel de vento simulando grandes altitudes. A TDI é uma divisão da Kratos, fabricante de drones.
O AFRL iniciou o Gray Wolf em 2017, para demonstrar a viabilidade de um míssil de cruzeiro lançado por via aérea que seja muito mais econômico, se comparado com similares existentes no mercado.
@CAS