Acidente com Chinook da Força Aérea Canadense. Um helicóptero CH-147F Chinook da Força Aérea Real Canadense (RCAF), caiu na terça-feira (20/06), no Rio Ottawa, região de Petawawa Garrison, Província de Ontário. Dois dos quatro tripulantes morreram no acidente.
Após a notícia da queda da aeronave do Esquadrão de Helicópteros Táticos 450, sediado na Base Aérea de Petawawa, em Ontário, uma grande operação de resgate com mais de100 membros foi mobilizada para localizar todos os quatro tripulantes do Chinook.
Foram mobilizados mergulhadores do 2º Regimento de Engenharia de Combate, aeronaves CC-130J Hercules e CH-146 Griffon do 424º Esquadrão de Transporte e Resgate e 427º Esquadrão de Operações Especiais de Aviação, além de uma unidade de mergulho da Polícia Provincial de Ontário e os bombeiros de Petawawa e Pembroke.
Inicialmente dois foram encontrados com ferimentos leves e encaminhados para um hospital em Pembroke. Após uma avaliação ambos foram liberados. Os outros dois foram localizados sem vidas, algumas horas depois do acidente.
Em nota, a RCAF disse que “todo o apoio está sendo fornecido às famílias dos dois membros falecidos e dos tripulantes sobreviventes. A Diretoria de Segurança de Voo da RCAF está conduzindo uma investigação sobre o acidente para determinar a causa.”
O 450Sq da RCAF opera uma frota de quinze helicópteros CH-147F Chinook, recebidos a partir de 2012.
@FFO