Paris Air Show: Leonardo apresenta UAV Falco Xplorer armado com míssil da MBDA. A Leonardo está exibindo pela primeira vez o seu veículo aéreo não tripulado (UAV) Falco Xplorer equipado com um míssil MBDA Brimstone. A apresentação ocorre durante a Paris Air Show 2023.
Inicialmente desenvolvido para uso civil e missões de inteligência e vigilância, esta é a primeira vez que a Leonardo apresenta o UAV Falco Xplore armado. A aeronave exposta no Paris Air Show está equipada com apenas um MBDA Brimstone visível, mas o representante da empresa informou ao Defense News que o drone pode transportar até quatro desses mísseis.
Apesar de estar em exibição da feira, o sistema Falco Xplorer com MBDA Brimstone ainda passa por testes de integração. Desenvolvida a pedido de um cliente não divulgado, a expectativa é que o drone de combate esteja disponível no mercado até 2025.
O Leonardo Falco Xplorer é uma aeronave não tripulada da classe ” MALE” (Longo Alcance e Média Altitude), com uma autonomia de aproximadamente 24 horas. Conforme o fabricante, o Falco pode transportar uma carga útil de até 350 kg, que inclui desde pods de Sistema de comunicação (LOS/BLOS), radar, sensores eletro-ópticos (EO), Guerra Eletrônica (ELINT/COMINT) e Radar Warning Receiver (RWR), além de dispositivos para guerra anti-submarino (ASW).
Cerca de sessenta drones Falco Xplorer vendidos para clientes em todo o mundo, a expectativa é que a versão armada do drone possa atrair a atenção dos atuais operadores do MBDA Brimstone. Além do Reino Unido, esses mísseis são utilizados pela Arábia Saudita, Catar, Alemanha, Espanha e, mais recentemente, para a Ucrânia, para uso como um sistema de ataque terrestre.
@FFO