Paris Air Show: Bélgica se junta ao projeto FCAS/SCAF. A Bélgica se juntará oficialmente ao projeto Future Combat Air System/Système de Combat Aérien du Futur (FCAS/SCAF), inicialmente como um membro observador. O anuncio foi feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron, durante a Paris Air Show 2023.
“A Bélgica, inicialmente terá o status de observador, porque estamos em uma fase de projeto e produção relativamente complexa, que ainda não necessita de uma participação mais direta”, disse Macron, na noite de segunda-feira (19/06).
Encabeçado pela França, Alemanha e Espanha, o projeto FCAS/SCAF tem como objetivo desenvolver a nova geração de combate aéro da Europa. O programa prevê além da construção de um novo caça de sexta geração, o desenvolvimento de sistemas integrados com aeronaves não tripuladas (loyal wingman) e uma nova geração de sensores e infraestrutura de rede.
“Como um país com uma excelente indústria de defesa aeroespacial, não poderíamos perder esta oportunidade”, disse o ministra belga da Defesa, Ludivine Dedonder. “Ao participar deste projeto, garantimos ao nosso país anos de pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, com inovações tecnológicas que terão aplicações militares e civis”.
O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, acrescentou: “Ser a força motriz por trás do desenvolvimento da próxima geração de sistemas de combate aéreo permitirá que nossas empresas estejam na vanguarda da inovação, oferecendo excelentes perspectivas econômicas. Estou muito satisfeito com esta decisão, que é totalmente em linha com a política industrial que estamos seguindo e também fortalecerá a defesa europeia.”
Anunciado em 2017 pelo presidente francês Emmanuel Macron e pela então chanceler alemã Angela Merkel, o Projeto FCAS/SCAF tem por objetivo ser o sucessor dos caças Eurofighter Typhoon e Dassault Rafale a partir da década de 2040. Os parceiros industriais no programa são a Airbus (Alemanha), a Dassault (França) e a Indra (Espanha).
O FCAS/SCAF é um dos maiores programas de armas multinacionais da Europa, com um investimento estimado de mais de US$ 100 bilhões. A expectativa é que o protótipo do FCAS/SCAF faça o seu voo inaugural em 2027, com a produção começando em 2030 e a entrada em operação em 2040.
Vale lembrar que existe outro projeto europeu também conhecido como FCAS Tempest. Desenvolvido pelo Reino Unido, Itália e Japão, o projeto também visa desenvolver um caça de sexta geração.
@FFO