Boeing: novas capacidades defensivas do KC-46. A Boeing e sua subsidiária Aurora Flight Sciences revelaram no dia 20 de junho no Paris Air Show, planos para desenvolver novas e avançadas capacidades defensivas para o KC-46 Pegasus.
O objetivo é fortalecer as medidas defensivas do KC-46A, já vislumbrando o prognóstico do Pentágono da possibilidade de uma guerra contra um adversário perigoso como a China. A USAF aposta que, em conflito como este, os combates ocorrerão em um espaço aéreo fortemente contestado, onde o reabastecimento em voo será fundamental e, por isto, estes ativos devem ser alvos prioritário do inimigo. Por isto, seus aviões-tanque devem conseguir sobreviver, imprimindo medidas de autoproteção.
A parceria visa desenvolver sistemas defensivos e contramedidas para plataformas como o KC-46A Pegasus, reforçando a capacidade de sobrevivência operacional e a versatilidade da missão. A Aurora Flight Sciences liderará a pesquisa e o design conceitual de componentes compostos que melhoram a capacidade de sobrevivência operacional para reabastecimento aéreo e missões de mobilidade. A empresa, com sede em Manassas, Virgínia, e uma fábrica em Columbus, Mississippi, é especializada no desenvolvimento de designs avançados e inovadores para aeronaves. A Boeing adquiriu a Aurora em 2017.
“O KC-46A já possui sistemas defensivos sem precedentes para um reabastecedor”, disse Justin Hatcher, diretor de tecnologia do Programa KC-46 da Boeing. “Ao colaborar com a Aurora Flight Sciences, estamos empenhados em desenvolver o KC-46A e outras plataformas de próxima geração para aumentar ainda mais a versatilidade e capacidade de sobrevivência da missão.”
A Boeing também disse que as medidas defensivas não especificadas poderão ser usadas em aeronaves de reabastecimento e transporte de última geração, sugerindo que elas podem ser incorporadas ao NGAS — Next Genetarion Airrefuelling System.
O crescente temor do Pentágono, fez a USAF mudar seu foco no início deste ano, levando o serviço a acelerar seus planos para desenvolver um avião-tanque de reabastecimento em voo de próxima geração e reduzir pela metade o número de aviões-tanque que compraria como um passo intermediário entre o KC-46 e o chamado sistema de reabastecimento aéreo de última geração (NGAS). A USAF originalmente planejava comprar 150 reabastecedores provisórios (programa KC-Y), mas hoje, é provável que compre apenas 75. A intenção da USAF é ter 179 KC-46A, que vão substituir os KC-135 e KC-10.
Porém, nada está definido e a USAF também cogita inclusive prescindir deste avião-tanque intermediário, que poderá ser o A330 MRTT, na versão LMXT (customizado para a USAF) proposto pela Lockheed Martin. Em vez disso, ela pode ir direto para a Boeing outra série de KC-46 modificados com maior capacidade de sobrevivência, até que o NGAS seja implementado no final da década de 2030.
@CAS