Leonardo apresenta no Paris Air Show o radar AESA Kronos. A Leonardo apresentou a mais recente versão da sua família de radares multifunções para a defesa aérea e antimísseis balísticos no Paris Air Show. O novo modelo possui um sistema de varredura eletrônica ativa (AESA) e alta mobilidade tática.
O Leonardo Kronos Grand Mobile High Power fez a sua estreia pública na Paris Air Show, feira internacional que acontece entre os dias 19 e 25 de junho em Le Bourget, nos arredores de Paris. Com cenários operacionais atuais e futuros exigindo capacidades de vigilância e proteção cada vez mais avançadas contra ameaças aéreas e de mísseis, a Leonardo desenvolveu essa nova versão melhorada do sensor, com base na experiência adquirida com a família de radares Kronos, para responder à evolução dos requisitos operacionais do mercado.
Com base na tecnologia AESA (Active Electronically Scanned Array), o radar Kronos Grand Mobile High Power (GMHP) de banda C, multifunção e multi-missão, tem seu foco principal na vigilância e na defesa aérea, postado em ambientes terrestres e costeiros. A sua principal missão é a detecção e o rastreamento preciso de mísseis balísticos, mesmo em ambientes complexos e altamente contestados, realizando também a designação de alvos e a orientação de mísseis antiaéreos. A concepção compacta do sensor garante uma elevada mobilidade tática, tempos de implantação rápidos e um alcance de vigilância aérea superior a 300 km.
A Força Aérea da Grécia selecionou recentemente o Kronos GMHP como o seu sensor primário para o campo de testes de mísseis da OTAN, sediado em Creta. A Itália também o escolheu como o radar de vigilância e de envolvimento para a sua versão do sistema de mísseis terra-ar SAMP/T de última geração construído pelo consórcio Eurosam (MBDA 66,6% — Grupo Thales 33,3%).
Muitos países da Europa, do Médio Oriente, da Ásia-Pacífico e da América do Sul já utilizam estes sistemas como o sensor central das arquiteturas de Defesa Integrada contra Ar e Mísseis (IAMD). Existem mais de 40 radares Kronos em serviço em todo o mundo.
Fonte: Leonardo
@CAS