Mais Reapers para a Holanda. A Holanda quer dobrar sua frota de Unmanned Combat Aerial System (UCAS) General Atomics MQ-9A Block 5 Reaper. Após adquirir 4 unidades em março de 2019, o Ministério da Defesa da Holanda solicitou aos EUA mais um lote, composto por mais quatro unidades em 2023.
Na semana passada o Departamento de Estado aprovação de uma possível venda militar estrangeira ao governo da Holanda de aeronaves MQ-9A Bloco 5 e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 611 milhões. A Defense Security Cooperation Agency (DSCA) entregou no dia 16 de junho a certificação necessária, notificando o Congresso sobre esta possível venda.
Além de até quatro aeronaves MQ-9A Bloco 5 e até três UAV MQ-9 Mobile Ground Control Systems (MGCS), o pedido incluir até 30 Sistemas de Posicionamento Global/Sistemas de Navegação Interna (EGI) integrados; 8 sistemas de direcionamento multiespectral AN/DAS-4; e até 20 radares de abertura sintética Lynx AN/APY-8.
Também estão incluídos os motores spbressalentes; radares de abertura sintética Selex Seaspray; Radares Marítimos SeaVue; lançadores de mísseis Hellfire Longbow M299; rádios AN/ARC-210; entre outros itens, subsistemas; peças sobressalentes e acessórios, além de manutenção apoio de munições e equipamento de apoio; publicações não classificadas, documentação técnica e serviços de suporte técnico, logístico e de engenharia terceirizada.
A principal empresa contratada será a General Atomics. Vale lembrar que o Ministério da Defesa da Holanda encomendou em março de 2019 quatro MQ-9A Bloco 5, matriculados de M-001 a M-004, ao custo d e US$ 123 milhões, com a primeira entrega ocorrendo em 7 de julho de 2021 na sede da General Atomics.
Todos os MQ-9A foram implantados, inicialmente entre 2021 e 2022, no destacamento do 306 Sq, no Willemstad Curacao Hato International Airport, (CUR/TNCC), a partir do US FOL (Forward Operating Location). As operações no Caribe visaram além de treinamento, fornecer vigilância de longa distância para proteger os interesses da Holanda na região.
Após sua operação no Caribe, eles foram sediados na base aérea de Leeuwarden — lar do 306 Sq. da Koninklijke Luchtmacht (KLu) ou Royal Netherlands Air Force — RNLAF (Real Força Aérea Holandesa). OS novos MQ-9 devem ser matriculados de M-005 a M-008.
@CAS