Transonic Truss-Braced Wing da Boeing foi designado X-66A. A NASA e a Boeing disseram na segunda-feira que a aeronave produzida por meio do projeto Demonstrador de Voo Transonic Truss-Braced Wing foi designada pela USAF como X-66A.
O novo X-plane visa criar uma potencial nova geração de aeronaves de corredor único mais sustentáveis — que hoje forma a espinha dorsal das companhias aéreas em todo o mundo. Trabalhando com a NASA, a Boeing construirá, testará e pilotará uma aeronave de demonstração em escala real com asas finas e extralongas estabilizadas por suportes diagonais, conhecido como conceito Transonic Truss-Braced Wing.
“Na NASA, nossos olhos não estão apenas focados nas estrelas, mas também fixados no céu. O Demonstrador de Voo Sustentável baseia-se nos esforços líderes mundiais da NASA em aeronáutica e clima”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “O X-66A ajudará a moldar o futuro da aviação, uma nova era onde as aeronaves são mais ecológicas, limpas e silenciosas, e criará novas possibilidades para o público voador e para a indústria americana”.
O X-66A é o primeiro X-plane especificamente focado em auxiliar os Estados Unidos a atingir a meta de emissões zero de gases de efeito estufa na aviação, que foi articulada no Plano de Ação Climática da Aviação dos EUA da Casa Branca.
“Para atingir nossa meta de emissões líquidas zero da aviação até 2050, precisamos de conceitos transformadores de aeronaves como os que estamos voando no X-66A”, disse Bob Pearce, administrador associado do NASA’s Aeronautics Research Mission Directorate, que anunciou a designação no American Institute of Aeronautics and Astronautics Aviation Forum em San Diego. “Com esta aeronave experimental, cogitamos demonstrar os tipos de tecnologias de economia de energia e redução de emissões de que a indústria da aviação precisa”.
A NASA e a Boeing buscaram a designação de avião X logo após a agência anunciar o prêmio do projeto Demonstrador de Voo Sustentável no início deste ano. A USAF confere o status de X-plane para programas de desenvolvimento que visam criar configurações revolucionárias de aeronaves experimentais. A designação é para aeronaves de pesquisa. Com poucas exceções, os aviões X destinam-se a testar projetos e tecnologias que podem ser adotados em outros projetos de aeronaves, não servindo como protótipos para produção completa.
“Estamos incrivelmente orgulhosos desta designação, porque significa que o X-66A será o próximo de uma longa linha de aeronaves experimentais usadas para validar projetos inovadores que transformaram a aviação”, disse Todd Citron, diretor de tecnologia da Boeing. “Com os aprendizados obtidos com o design, a construção e os testes de voo, teremos a oportunidade de moldar o futuro do voo e contribuir para a descarbonização do setor aeroespacial”.
Para o X-66A, a USAF forneceu a designação de uma aeronave que valida tecnologias para uma configuração Transonic Truss-Braced Wing que, quando combinada com outros avanços em sistemas de propulsão, materiais e arquitetura de sistemas, pode resultar em até 30% menor consumo de combustível e emissões reduzidas em comparação com as melhores aeronaves da categoria.
Devido ao seu uso intenso, as aeronaves de corredor único respondem hoje por quase metade das emissões da aviação mundial. A criação de designs e tecnologias para uma versão mais sustentável desse tipo de aeronave tem o potencial de causar um profundo impacto nas emissões.
A história da NASA com a designação de avião X data da década de 1940, quando sua agência predecessora, o National Advisory Committee for Aeronautics (NACA), criou em conjunto um programa de aeronave experimental com a USAF e US Navy. O X-66A é o mais recente de uma longa linha de aviões X da NASA. Além disso, o Armstrong Flight Research Center da NASA em Edwards, Califórnia, forneceu conhecimento técnico e suporte para vários aviões X adicionais.
Para o Demonstrador de Voo Sustentável, a NASA tem um Acordo de Financiamento Espacial com a Boeing, por meio do qual a agência investirá US$ 425 milhões em sete anos, enquanto a empresa e seus parceiros contribuirão com o restante do financiamento, estimado em cerca de US$ 725 milhões. A NASA também contribuirá com conhecimentos técnicos e instalações.
O projeto Demonstrador de Voo Sustentável é uma atividade do Programa de Sistemas Integrados de Aviação da NASA e um elemento-chave da Parceria Nacional de Voo Sustentável da agência, que se concentra no desenvolvimento de novas tecnologias de aviação sustentável.
Fonte: NASA
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