Japão divulga primeira foto do Y-9DZ EW chinês operando na região. Pilotos de caça da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) recentemente fotografaram pela primeira vez a nova aeronave de Guerra Eletrônica (EW) da China. De acordo com o comunicado do Ministério de Defesa (MD), a aeronave Y-9DZ foi detectada a aproximadamente 225 km ao sul das Ilhas Yaeyama, um arquipélago no sudoeste da província japonesa de Okinawa.
O Y-9DZ é uma nova aeronave EW desenvolvida sobre a plataforma do Shaanxi Y-9. Equipado com avançados sistemas de bloqueio e contramedidas eletrônicas, sua principal função é detectar, identificar e neutralizar os sistemas de comunicação e defesa eletrônica dos inimigos.
O seu sistema de bloqueio eletrônico permitiria interromper as comunicações inimigas, dificultando a coordenação e a resposta do adversário. Da mesma forma, presume-se que possua avançados sistemas de contramedidas eletrônicas, conferindo-lhe maior proteção contra a presença de caças e sistemas de defesa aérea.
A imagem divulgada pelo Japão fornece um vislumbre do design distinto do Y-9DZ em relação a outras variantes conhecidas do quadrimotor chinês. Especialistas que analisaram a foto sugerem que a antena retangular na lateral traseira da fuselagem (possivelmente em ambos lados) seja do sistemas de Inteligência Eletrônica (ELINT), no topo da deriva uma antena ESM (Electronic Support Measure), enquanto o casulo sobre o centro da fuselagem seja para comunicação por satélite (SATCOM).
A presença dessa nova aeronave EW traz preocupações na região, especialmente para o Japão, que tem monitorado de perto os avanços militares da China. em contrapartida, as autoridades japonesas estão intensificando seus esforços de defesa e segurança.
@FFO