USAF: rápida atualização de software dos F-22 e F-35. A USAF demonstrou a capacidade de atualizar e implantar rapidamente atualizações de software tático para os caças Lockheed Martin F-22 e F-35, oferecendo uma flexibilidade aprimorada para situações táticas em rápida evolução.
O teste mostrou ser possível um F-35A decolar com aplicativos de software que já haviam sido testados no F-22. Foi a primeira vez que o mesmo software tático foi usado em ambos os tipos, conforme a 412th Test Wing da USAF.
Após o voo no F-22, os aplicativos de software tático foram atualizados por desenvolvedores da Base Aérea de Hill, em Utah, e levados para a Base Aérea de Edwards, na Califórnia, menos de 24 horas par er instalados no F-35A.
O voo fazia parte de um projeto envolvendo pilotos de teste e desenvolvedores de software de defesa. Conforme a USAF, isso mostra a capacidade de usar o mesmo software em diferentes aeronaves, a capacidade de adquirir software de mais fornecedores e a capacidade de atualizar o software “30 a 60 vezes” mais rápido do que anteriormente e a um custo muito menor.
Tradicionalmente, as aeronaves de combate dependiam apenas de um contrato principal para atualizações e integração de software, muitas vezes resultando em prazos estendidos e com custos elevados. “A capacidade de usar software comum entre o F-35 e o F-22 mudará drasticamente como trazemos recursos para a linha de frente”, — Tenente-Coronel Raven LeClair, cofundador do projeto e piloto de testes do F-35. “Agora, em vez de definir, comprar, testar e colocar em campo uma capacidade de software em cada aeronave individualmente, podemos ganhar muita eficiência desenvolvendo uma capacidade uma vez e aplicando-a em todos os caças [de quinta geração], economizando centenas de milhões de dólares, se não mais, em custos de desenvolvimento e economizando anos em tempo de desenvolvimento.”
A capacidade de atualizar rapidamente o software tático da aeronave é especialmente útil para situações de combate quando novas ameaças são identificadas. O trabalho também enfatiza a redução da vulnerabilidade de aeronaves furtivas a ataques cibernéticos. Nos últimos anos, os militares dos EUA enfatizaram melhores maneiras de atualizar o software da aeronave, tornando as atualizações mais semelhantes à atualização de um aplicativo em um dispositivo pessoal, em vez de esperar meses ou anos por grandes atualizações.
Em setembro de 2022, um F-22 realizou o primeiro teste com software de bordo desenvolvido por terceiros. Em 2021, a USAF demonstrou a capacidade de atualizar o sistema de guerra eletrônica (EW) de um Lockheed Martin F-16 durante o voo.
“Precisamos conseguir adaptar e atualizar rapidamente nossos sistemas de armas com base em informações emergentes ou condições variáveis durante a execução de operações distribuídas. Demonstramos exatamente isso com este teste. Voamos com um conjunto de aplicativos em Edwards, atualizamos o conjunto de dados de ameaças simuladas no software do local de desenvolvimento em Hill AFB e voamos novamente o software em menos de 24 horas”. — USMC Major Kyle McLeod, o principal piloto de testes do F-35 do projeto.
@CAS