FAB doa F-5EM para preservação na Praça Tenente Meneses em Jataí (GO). O munício de Jataí (GO) e a Força Aérea Brasileira (FAB) irão inaugurar um novo monumento na Praça Tenente Diomar Meneses, piloto militar e herói da Segunda Guerra Mundial, nascido no município goiano, distante cerca de 300 km a sudoeste da capital estadual Goiânia.
No início desta semana, chegou em Jataí a fuselagem de um caça Northroph F-5EM Tiger II desativado pela FAB, e que foi doado ao município para ser instalado na Praça que leva o nome do Tenente Meneses. Quando vivia na cidade, o ilustre cidadão jataiense morava em frente a esta praça, então conhecida como Praça da Bandeira.
O F-5EM doado ao município tem a matrícula FAB 4836, e quando foi desativado ele era operado pelo 1° Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa) – “Esquadrão Jambock”, sediado na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro (RJ). Foi neste histórico Esquadrão, também conhecido como “Senta a Púa”, que o Tenente Meneses voou na Segunda Guerra Mundial.
Nascido em 10 de julho de 1923 no município de Jataí (então Jatahy), o jovem Diomar Meneses, se matriculou na escola de pilotagem do Aeroclube de Uberlândia em 1942. Após receber seu brevê de piloto, seguiu para se alistar na FAB no Rio de Janeiro, onde foi enviado para fazer o curso de caça em Eagle Pass, no Texas (EUA).
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), em 1944, o então Aspirante Meneses, Oficial da Reserva, foi convocado para seguir para a linha de combate na Europa, chegando em Pisa, na Itália, em 25/12/1944, diretamente do curso de caça nos Estados Unidos.
Durante a II Guerra Mundial, o Tenente Meneses exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Vermelha com o código A1 (2º). A sua primeira missão de combate aconteceu em 01/01/1945, e pelos próximos quatro meses ele participaria de 71 incursões de combate, com a última em 01/05/1945. Na sua penúltima missão (10/04/1945), Meneses teve a mão esquerda ferida por estilhaços de artilharia antiaérea inimiga.
Ao regressar para o Brasil, Meneses foi condecorado com a Cruz de Sangue, Cruz de Aviação Fita A, Air Medal (EUA), Campanha da Itália e a Presidential Unit Citation (EUA). Ao se estabelecer na Base de Santa Cruz (RJ), ele passou a atuar como piloto-instrutor de combate.
O Ten Meneses faleceu no dia 10 de abril de 1946, durante um voo de treinamento, quando o seu North American T-6 foi abalroado pelo avião do aluno. Sem controle e com o canopi (capota) da aeronave emperrada na colisão, Meneses caiu nas águas da Baía de Sepetiba. Com danos leves, o aluno conseguiu retornar e pousar em Santa Cruz (RJ).
Como homenagem, em dezembro de 1947, o município de Jataí aprovou a alteração do nome da antiga Praça da Bandeira para Praça Tenente Diomar Meneses.
O F-5EM FAB 4836 chegou em Jataí no início desta semana, e hoje (14/06) os técnicos da Força Aérea Brasileira e os funcionários da Prefeitura iniciaram os trabalhos de montagem do avião e a preparação do local onde ficará instalado. Espera-se que nos próximos dias ocorra a inauguração do novo monumento na Praça Tenente Meneses.
@FFO