E-767 da JASDF recebe atualizações de MCU. A Japan Air Self-Defense Force (JASDF) recebeu seu primeiro E-767 Airborne Early Warning and Control System (AWACS) após ter recebido nos EUA uma atualização importante de Mission Computing Upgrade (MCU).
E-767 JASDF 74–3503 foi atualizado por uma equipe da Hanscom Air Force Base — Hanscom AFB — Massachusetts, EUA que neste mês de junho foi devolvido ao 602 Hikotai, unidade sediada em Base Aérea de Hamamatsu e que opera o modelo na JASDF. A International AWACS Division of the Digital Directorate, com sede em Hanscom, forneceu à JASDF uma atualização do computador de missão (MCU) para um de seus E-767. Além da MCU, foram efetuadas atualizações dos sistemas terrestres de apoio, planejamento de missão e treinamento em várias bases aéreas japonesas.
A atualização é importante para o atual cenário da JASDF, pois eles enfrentam incursões frequentes de aeronaves e drones chineses e russos em seu espaço aéreo japonês (AIDZ). O Coronel Riley Pyles, vice-diretor do Diretório Digital, enfatizou a parceria crítica entre o Japão e os Estados Unidos no teatro do Comando Indo-Pacífico. Ele afirmou que o jato E-767 AWACS é vital para o comando e controle de gerenciamento de batalha aerotransportada da JASDF.
John Fisher, o gerente interino do programa MCU da aeronave AWACS da JASDF, explicou que atualização é semelhante à realizada em aeronaves E-3C AWACS da USAF. A atualização fornecerá a JASDF recursos aprimorados de comando e controle do campo de batalha, compartilhamento de informações em tempo real, tempo reduzido de identificação de alvos e maior letalidade.
A JASDF opera os E-767 desde 1998, quando recebeu as duas primeiras de quatro unidades encomendadas da Boeing. As duas seguintes foram entregues em 1999. Em 2006 a Boeing fez atualizações, incluindo o Programa de Melhoria do Sistema de Radar e a Atualização do Sistema de Navegação de Missão.
A instalação do MCU para o E-767 começou em agosto de 2019 e, após sucesso dos testes em voo e demonstrações em vários locais, incluindo Edwards Air Force Base na Califórnia e Naval Air Station Whidbey Island em Washington, a atualização foi concluída em 2022. O valor total da atualização foi de US$ 870 milhões e será estendida aos demais três E-767 da JASDF — matriculados 74–3501, 74 – 3502 e 74–3404.
@CAS