Kongsberg estende contrato para atualizar os novos F-16 romenos. Agência Norueguesa de Material de Defesa (Norwegian Defence Materiel Agency — NDMA) anunciou a extensão e expansão de seu contrato com a Kongsberg Aviation Maintenance Services, visando garantir a revisão e preparação dos 32 F-16AM/BM que foram vendidos a Romênia.
O acordo, avaliado em mais de NKr 700 milhões (US$ 64,8 milhões), abrange além da revisão das aeronaves, assistência técnica e suporte para treinamento de pessoal técnico romeno.
Os F-16 estão se tornado o caça padrão da Força Aérea da a Romênia, que recentemente se despediu do histórico caça a jato MiG-21 LanceR. Com isto os romenos, é mais uma força aérea do leste europeu a ocidentalizar sua frota de combate, abdicando de vetores da era soviética.
O principal objetivo dos romenos com o novo lote de F-16AM/BM todos ex-Royal Norwegian Air Force (RNoAF), é ampliar a capacidade de combate da Fortele Aeriene ale Romanei (FAR — Romanian Air Force) — Força Aérea Romena que, atualmente, possui 17 F-16AM/BM adquiridos da Força Aérea Portuguesa, que operam junto a Escadrila 53 — Vanatoare Warhawks sediados na Base Aérea 86 de Foresti (LRFT) em Borcea.
Gro Jære, Diretor Geral da Agência Norueguesa de Material de Defesa, expressou confiança nas capacidades da Kongsberg Aviation Maintenance Services, afirmando: “este acordo é importante para poder finalizar a venda da aeronave de combate F-16 para a Romênia. Os F-16 noruegueses estão entre os mais bem mantidos do mundo, e o ponto central deste trabalho tem sido a manutenção e as atualizações contínuas que os Serviços de Manutenção de Aviação da Kongsberg oferecem. Portanto, estou confiante de que nossa aeronave servirá bem a Romênia nos próximos anos”.
A venda de aeronaves de combate F-16 atualizadas para a Romênia fortalece as capacidades defensivas da Romênia e mostra a tecnologia militar da Noruega em escala global. OS F-16AM/BM na RoNAF estão sendo substituídos pelos Lockheed Martin F-35A.
@CAS